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INTEGRAÇÃO PERVERSA: Moradores de Simões Filho sofrem todos os dias em Salvador

Foto: Carlos Henrique/Ônibus Brasil

A situação do transporte público da cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS), tem sido um problema frequente para a população. Cansado de enfrentar várias dificuldades na mobilidade, um usuário resolveu relatar sua indignação.

Para o morador do bairro de Vida Nova, o Encarregado de Logística, André Nunes, 28 anos, tem sido uma total falta de respeito com a população, em especial para quem depende dos serviços da Empresa de Ônibus, Expresso Metropolitano e dos meios que circulam dentro da própria cidade.

“O prefeito, o secretário de transportes e Agerba devem entender que o número de habitantes não permanece o mesmo que anos atrás. Está na hora de acabar com essa exclusividade da Expresso Metropolitano dentro de Simões Filho, afirmou.

De acordo com, o Encarregado, os problemas pioram, para quem precisa pegar os ônibus que fazem a integração na Estação Retiro. Lá, a espera do ônibus é, geralmente, um momento de muito transtorno para a população simõesfilhense. Depois de um dia cansativo no trabalho, o usuário do transporte público de Simões Filho tem de enfrentar ainda os transtornos no retorno para casa.

Alem da dificuldade de embarcar no transporte, a população sofre com a onda de assaltos aos ônibus das linhas de Simões Filho, principalmente, nos trechos da BR-324 | Foto: Samuel Luan/Ônibus Brasil

Fora da estação, nos pontos da BR-324, o sofrimento é ainda maior, como conta o usuário: “Esperamos cerca de 40 minutos no ponto de ônibus, corremos riscos, pois sempre tem assaltos, principalmente na Palestina”, relatou.

As queixas sobre os motoristas que passam direto pelos pontos, sem atender aos pedidos de parada dos passageiros, também são relatadas com freqüência, principalmente, nos pontos ao logo da BR-324. “Os motoristas fingem que não ver o passageiro no ponto, e passam direto. Eles não param também por insegurança, isso acontece todos os dia“, denuncia.

Foto: Mario dos Santos Nogueira Junior/Ônibus Brasil

O usuário relata ainda, que topiques estão fazendo os roteiros, mas são transportes sem regularização. Ele reclama também dos abusos de alguns cobradores e motoristas que são arrogantes, que “obrigam” os passageiros a seguirem viagem numa condução completamente lotada, sem as mínimas condições de segurança.

Os chamados “ligeirinhos” apesar de ser ilegal, tem ajudado muito a população | Foto: Reprodução

Ainda segundo o encarregado, a situação do transporte dentro da cidade deve ser tratada como uma prioridade. “Os chamados “ligeirinhos” apesar de ser ilegal, tem ajudado muito, e querem tirar eles de circulação. Ao invés do prefeito fazer festas na cidade gastando milhões, pra calar as reclamações dos fracos, deve tomar providências com os assuntos os quais realmente são necessários e de imediato para nossa população“, concluiu.

O QUE DIZ AGERBA

Em nota enviada ao Simões Filho Online, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia (Agerba), esclarece que o sistema transporte metropolitano passará por uma licitação e novos ônibus passaram a operar nas cidades. “O sistema metropolitano vai passar por licitação para novas linhas com frota composta por ônibus equipados com wi-fi, GPS, ar condicionado, piso baixo e validador de bilhetagem eletrônica”.

Após a repercussão da notícia de que os ônibus das linhas metropolitanas não receberão mais o pagamento da passagem em dinheiro, a Agerba, explica que o uso do cartão permite mais comodidade e agilidade ao embarque, porém, o pagamento em dinheiro não será extinto. “Alguns veículos estão realizando operação teste com o uso exclusivo do cartão em linhas que reforçam a operação regular, em horários de pico, com destino aos terminais de integração. O objetivo dos testes é avaliar a eficiência do sistema de cobrança e verificar a possibilidade de ampliação no futuro”, explicou em nota.

O órgão também explica que, a integração tarifária entre os sistemas metropolitano, metroviário e urbano da capital só é possível com o uso do cartão de acesso, que permite que o usuário pague apenas uma passagem em um intervalo de até 3h. “A integração tarifária entre os sistemas metropolitano, metroviário e urbano só é possível com o uso do cartão de acesso, que permite que o usuário pague apenas uma passagem em um intervalo de até 3h. O uso do cartão também permite mais comodidade e agilidade ao embarque, no entanto o pagamento em dinheiro continuará sendo aceito”.

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