

Prefeito anuncia retomada das aulas em Salvador: confira a data e os protocolos
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a retomada das aulas de forma semipresencial, nesta sexta-feira (23). O retorno será a partir do dia 3 de maio, tanto para escolas públicas municipais, quanto para as particulares.
Segundo ele, até a próxima sexta-feira (30), as escolas estarão abertas para “visitação e acolhimento”. Nesse período, as famílias poderão procurar as instituições para conversar com professores e direção, e fazer verificação dos espaços. O prefeito não detalhou se o retorno será obrigatório ou facultativo.
>>Após manifestação, paciente em estado grave consegue regulação em Simões Filho
As escolas particulares podem fazer o retorno completo, em todas as séries. Já as públicas, retornam apenas as séries até o ensino fundamental, porque a prefeitura não administra escolas de ensino médio, que são de responsabilidade do governo do estado.
Protocolos
Além dos protocolos gerais de uso obrigatório de máscaras, o prefeito também definiu um escalonamento dos estudantes. Por aula, apenas 50% de uma turma poderá estar na sala.
Para que todos tenham o conteúdo presencial, os alunos serão escalonados em grupo por dia. As turmas especiais serão de, no máximo, duas horas para cada turno de aula.
>>Boletim epidemiológico: 21 novos casos de coronavírus são registrados em Simões Filho
Confira os protocolos:
Fatores de retomada
O prefeito disse ainda que vários fatores foram levados em consideração para assegurar a retomada das aulas. Entre eles, estão: taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 75%, disponibilidade dos leitos de UTI e de vagas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e gripários, além da queda do número de óbitos.
>>Estudantes aprovados têm até esta sexta para fazer matrículas pelo Sisu