Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Proposta acaba com pagamento mínimo em contrato do “novo Fies”

Proposta acaba com pagamento mínimo em contrato do “novo Fies”
Proposta acaba com pagamento mínimo em contrato do “novo Fies” – Foto: Arquivo Agência Brasil

Proposta acaba com pagamento mínimo em contrato do “novo Fies”.

O Projeto de Lei 3362/20 altera regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para eliminar a exigência de pagamento mínimo mensal destinado a amortizar a dívida nos contratos firmados após 2017, o chamado “novo Fies”.

>>PL libera pagamento de abono anual em dobro para o INSS (13º e 14º salário)

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. No “novo Fies” hoje há vinculação entre as amortizações e a renda do beneficiário. Além do mínimo exigido, o comprometimento não pode exceder 20% da remuneração mensal.

Renda comprometida

A proposta altera ainda a Lei do Fies para restringir em no máximo 30% o comprometimento da renda mensal do beneficiário com as parcelas referentes aos contratos mais antigos. Atualmente nesses casos não há limite.

>>Carteira do idoso tem validade prorrogada até julho de 2021

“Em 20 anos de existência, esse benefício auxiliou 3 milhões de estudantes, porém, possui um percentual de 47% de inadimplentes”, afirmaram os autores, o deputado João Daniel (PT-SE) e outros 35 parlamentares.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

>>Trabalhador poderá movimentar a conta salário por meio do PIX

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários estão fechados.