Proposta prevĂȘ desconto nas contas de luz enquanto durar a pandemia


O Projeto de Lei 4124/20 determina descontos nas contas de luz enquanto durar a pandemia do novo coronavĂrus. O Congresso Nacional reconheceu estado de calamidade pĂșblica no PaĂs, com vigĂȘncia atĂ© dezembro. O texto em tramitação na CĂąmara dos Deputados retoma parte do conteĂșdo da Medida ProvisĂłria 950/20, que nĂŁo foi aprovada pelo Congresso. A MP zerou a cobrança para beneficiĂĄrios da Tarifa Social de Energia ElĂ©trica (TSEE) entre março e junho.
Proposta prorroga isenção da conta de luz para quem tem Bolsa FamĂlia e Cadastro Ănico
âNove milhĂ”es de famĂlias estĂŁo em vulnerabilidade e podem ficar no escuro por nĂŁo conseguirem pagar suas contas de luz em meio Ă gravĂssima crise econĂŽmica causada pela pandemiaâ, armou o autor da proposta, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).
>Lote extra do AuxĂlio terĂĄ algumas datas de saque da 1ÂȘ parcela adiantadas
Ampliação
O benefĂcio da MP 950 foi limitado ao consumo mensal mĂĄximo de 220 quilowatt-hora (kWh/mĂȘs) â para efeito de comparação, uma geladeira de 360 litros (sem freezer) consome cerca de 32 kWh por mĂȘs.
>AuxĂlio emergencial: o que se sabe atĂ© agora sobre a 4ÂȘ e 5ÂȘ parcelas
O consumo acima de 220 kWh nĂŁo teve desconto. A proposta de Eduardo da Fonte concede desconto de 100% para o consumo de atĂ© 330 kWh por mĂȘs e de 50% entre mais de 330 atĂ© 440 kWh. Faixas superiores nĂŁo terĂŁo desconto. AlĂ©m disso, o texto proĂbe o reajuste de tarifas e estabelece um rol de consumidores que na pandemia terĂŁo isenção total independente do consumo.Fonte: AgĂȘncia CĂąmara