Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Saiba por que a Polícia Federal estava na Prefeitura de Simões Filho

Viatura da Polícia Federal estacionada em frente ao pátio da Prefeitura nesta quinta-feira (15/08).
Viatura da Polícia Federal estacionada em frente ao pátio da Prefeitura nesta quinta-feira (15/08).

Uma viatura e três agentes da Polícia Federal provocaram um verdadeiro alvoroço em Simões Filho (BA), na Região Metropolitana de Salvador ( RMS), nesta quinta-feira (15/08). Os agentes federais estiveram durante aproximadamente 10 minutos no prédio da Prefeitura Municipal, no Centro da Cidade. A viatura da PF ficou estacionada em frente ao pátio da prefeitura.

Nas redes sociais, vídeos e fotos viralizaram e só se fala da presença da Polícia Federal na cidade. Muitos grupos de WhatsApp fizeram até montagens e piadas com o atual Prefeito Dinha (MDB) e o ex-prefeito Eduardo Alencar (PSD).

O motivo

A Polícia Federal esteve em Simões Filho para entregar um ofício a Prefeitura Municipal. No documento, a PF pede explicações ao Prefeito Diógenes Tolentino (MDB) sobre o andamento do Aterro Sanitário da Naturalle, que está sendo implantando sobre o Aquífero São Sebastião. A informação foi confirmada com exclusividade, ao SIMÕES FILHO ONLINE, pelo Secretário de Governo Edson Kipão.

“O pessoal da Policia Federal esteve na prefeitura para saber como está o andamento do aterro sanitário. É uma explicação que eles querem da prefeitura. As pessoas não aguentam vê um carro da policia federal encostar na cidade e pensam que é bicho de outro mundo. São só alguns esclarecimentos sobre o aterro para o prefeito explicar a Policia Federal o andamento e como é que está a situação desse aterro aqui. Graças a Deus, as coisas que as pessoas pensam, isso jamais acontecerá com o nosso prefeito Dinha”, explicou Kipão.

Segundo o secretário, o documento foi recebido e a solicitação encaminhada imediatamente à pasta responsável para as devidas providências.

Ainda não se sabe qual o prazo estabelecido pela PF para que o gestor municipal apresente os esclarecimentos. Também não se sabe se há algum inquérito ou investigação em andamento. A PF não emitiu nenhuma nota sobre o caso.

O Aterro

É do conhecimento de todos que Naturalle Tratamento de Resíduos está instalando um Aterro Sanitário em Simões Filho. Mesmo com pareceres técnicos dos órgãos do Ministério Público, CEAMA, CEAT e INEMA, contrários a implantação do empreendimento sobre o Aquífero São Sebastião, a instalação do empreendimento está dando continuidade.

Segundo o movimento “Nossas Águas Nossa Terra Nossa Gente”, a construção do aterro deve causar sérios danos ao aquífero [reservatório subterrâneo de água] São Sebastião, potencial fonte de abastecimento da região metropolitana, alem de acarretar perdas às comunidades que moram na região, como pescadores e quilombolas, e impactar na mata atlântica. A construção, fica situada na BA-093, sobre o Vale do Itamboatá, em Simões Filho.

Última vez da PF em Simões Filho

A última vez que a Polícia Federal tinha vindo em Simões Filho foi no dia 26 de março de 2013. Na ocasião, cerca de 10 agentes ocuparam a sede da Prefeitura Municipal de Simões Filho. Eles cumpriram mandados de busca e apreensão.

Os agentes apreenderam computadores e documentos nos prédios da prefeitura, da secretaria de Educação e de Saúde. Naquela oportunidade, a operação foi acompanhada pelo vice-prefeito do município Neco Almeida (PSD), atualmente vereador e líder da base do atual Prefeito Diógenes Tolentino (MDB).

Na ocasião, o prefeito da época Eduardo Alencar, estava viajando e respondia a processo de improbidade referente a supostas irregularidades em licitações ocorridas durante a sua gestão anterior. Até hoje não se sabe se os mandados cumpridos naquele dia tinha alguma relação com o processo.

Viaturas da PF na porta da Prefeitura em 2013

Comentários estão fechados.