Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Senai abre 96 mil vagas pelo Pronatec até o final do ano

Até o final deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai oferecer mais de 96,9 mil vagas em cursos técnicos e de formação inicial através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As vagas estão distribuídas em todos os estados do país e as aulas têm início a partir de setembro. Os cursos de formação para profissão têm duração de 160 a 400 horas, enquanto os cursos técnicos têm duração média de 1,2 mil horas/aula (até dois anos).

Os cursos abrangem diversos setores da indústria. Os de formação para profissão são voltados para novos profissionais ou para aqueles que queiram uma nova requalificação. Já os cursos técnicos são para estudantes a partir do segundo ano do ensino médio ou para quem já o concluiu.

Para saber mais sobre a seleção e a relação de todos os cursos, os interessados devem procurar entidades que encaminhem os alunos ao Senai, como secretarias estaduais de educação e centros de assistência social. Também é possível se inscrever pela página do Pronatec.

Além do curso ser gratuito, os beneficiários da Bolsa Formação, modalidade do Pronatec, terão material didático e auxílio-transporte e alimentação gratuitos.

Mais de 700 vagas na Bahia

Auxiliar administrativo, assistente administrativo, operador polivalente de indústria têxtil, auxiliar de processamento de fumo, mecânico de manutenção, auxiliar de obras de edificações, costureiro industrial do vestuário, mecânico de manutenção de máquinas industriais e soldador. Esses são os cursos gratuitos do Senai com inscrições abertas.

Começaram, na última quinta-feira (27), as inscrições para um novo processo seletivo de cursos de aprendizagem industrial básica.

São 709 vagas, que estão distribuídas em 20 turmas. As aulas acontecem em Salvador e em 17 municípios do interior do estado, a partir do dia 16 de novembro.

De acordo com o Senai, os cursos são oferecidos conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes de 5% a 15% dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.

O interessado deve se inscrever pela internet (http://www.fieb.org.br/senai) até o dia 28 de setembro ou até ser atingida a quantidade máxima de 10 candidatos por vaga. É necessário que os candidatos atendem aos requisitos de cada curso – sendo que a maioria é voltada para jovens de 14 a 21 anos ou entre 18 e 21 anos.

Comentários estão fechados.