Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Sesab confirma primeira morte por Influenza H3N2 em Simões Filho

Sesab confirma primeira morte por Influenza H3N2 em Simões Filho
Sesab confirma primeira morte por Influenza H3N2 em Simões Filho (Imagem Ilustrativa)

Sesab confirma primeira morte por Influenza H3N2 em Simões Filho

De acordo com informações da Secretária de Saúde do Estado- SESAB, a cidade de Simões Filho registrou a primeira morte por Influenza A H3N2 . A vítima era um idoso de 81 anos que deu entrada no Hospital de Campanha do município dia 23/12, com evolução para óbito dia 25/12, após o recebimento do laudo do exame e confirmação do Laboratório Central do Estado – LACEN

Após confirmação do óbito, a Secretaria Municipal da Saúde da cidade Iridan Brasileiro fez uma alerta para os moradores do município em relação a adoção de cuidados necessários para evitar o contágio.

“Estamos diante de um momento crítico de saúde e todo cuidado é necessário. Reforçamos a mensagem sobre a manutenção dos protocolos de segurança, como o uso da máscara, higienização das mãos, por exemplo. Se todos assumirem a responsabilidade e fizerem a sua parte, vamos superar mais esse momento”, pontuou Iridan.

Outro caso do Vírus em Simões Filho:

Também foi identificado outro caso do vírus na cidade, por meio exame do Laboratório Central do Estado e a paciente, uma criança de 5 (cinco) anos, se encontra no hospital municipal, apresentando quadro estável, boa saturação e ativa.

Outros Casos de Influenza H3N2 na Bahia

A Bahia já registra 54 mortos no estado por conta da influenza A, do tipo H3N2. Foram 42 mortes em Salvador, 3 em Feira, 2 em Canavieiras, 1 em Valença, 1 em Laje, 1 em Teixeira de Freitas, 1 em Cabaceiras do Paraguaçu, 1 em Urandi, 1 em Sapeaçu e 1 em Camaçari, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

De acordo com o balanço, de 1º de novembro de 2021 até hoje, foram registrados 1661 casos de influenza A, do tipo H3N2, em 128 cidades do estado. Desses, 348 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), necessitando internação.

Casos de Dupla Infecção (Flurona)

A infecção simultânea do vírus da Influenza e SARS-CoV-2 (Covid-19), denominada de Flurona, já foi detectada em 11 pacientes de cinco municípios baianos, sem a ocorrência de óbitos. Os números foram divulgados no balanço desta sexta-feira (7) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, após o término das investigações epidemiológicas e análises do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

Os pacientes são residentes dos municípios de Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos.

A secretária de Saúde do estado, Tereza Paim informou que a Secretaria da Saúde do Estado monitora diversos indicadores a exemplo de taxa de ocupação, novos casos e número de casos ativos, para analisar a necessidade de ações como abertura de novos leitos e medidas restritivas sejam tomadas.

Medidas de prevenção

Enquanto a vacina Influenza da campanha de 2022 está em fase de produção, a população pode e deve adotar as seguintes medidas de precaução:

  • Utilizar máscara e álcool em gel;
  • Lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir alimentos;
  • Evitar tocar a face e mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

>>Brasil registra primeira morte por variante Ômicron

Comentários estão fechados.