Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Sesab ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa; veja como se inscrever

Sesab ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa; veja como se inscrever
Sesab ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa; veja como se inscrever

Sesab ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa; veja como se inscrever

A partir de 4 de outubro a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior. A ação faz parte da campanha do “Outubro Rosa” e visa detectar o câncer do mama de forma precoce para o início do tratamento da doença.

Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pelo site da Sesab, para evitar filas e aglomerações no atendimento.

Em Salvador, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 policlínicas regionais de saúde ofertarão os exames, e o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas secretarias municipais de Saúde.

No dia marcado para o exame, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município.

Aliando-se às ações do Outubro Rosa, o Hospital da Mulher terá uma programação especial, que será iniciada no dia 4 de outubro, com a realização de punções mamárias (biópsias) para pacientes, em articulação com as Policlínicas, visando reduzir o tempo do diagnóstico e tratamento para as pacientes. Durante todo o mês de outubro serão realizadas cirurgias de reconstrução mamária para pacientes oncológicas da unidade.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2021, serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

Na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos.

Atendimento

Para ser atendida, as mulheres devem agendar o exame no site da Sesab. No dia marcado deve-se apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município.

O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Este ano, as unidades móveis devem realizar, pelo menos, 140 mamografias por dia.

Na capital, as unidades móveis ficarão estacionadas nos seguintes locais:

  • Uneb, no Cabula (de 4 de outubro a 13 de novembro);
  • Mansão do Caminho, em São Marcos (de 4 de outubro a 13 de novembro);
  • Departamento de Saúde da Polícia Militar, Avenida Dendezeiros (de 4 a 30 de outubro);
  • Salvador Norte Shopping, São Cristóvão (de 4 a 16 de outubro);
  • 41º Companhia da Polícia Militar, Federação (de 18 a 20 de outubro);
  • Lar Harmonia, Piatã (de 21 a 23 de outubro);
  • Sede da Sesab, Centro Administrativo, (de 25 a 27 de outubro), UPA de São Caetano, em São Caetano (de 3 a 13 de novembro);
  • Organização do Auxílio Fraterno, no Queimadinho, Liberdade (de 3 a 6 de novembro).
  • Ao longo da programação do Outubro Rosa, pode ocorrer alguma alteração nos locais de atendimento e essas alterações serão divulgadas pelo órgão.

>>Governo da Bahia amplia vigência e concessão do Programa Bolsa Presença

Comentários estão fechados.