Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Justiça Eleitoral de Simões Filho inicia cadastro biométrico de eleitores

A Justiça Eleitoral de Simões Filho, na região metropolitana de salvador, vai inicia o cadastramento biométrico da população. De acordo com TSE, o município de Simões Filho já foi incluído na Resolução Administrativa nº 12/2015 do TRE-BA, publicada no Diário da Justiça Eletrônico de 28/10/2015, para a realização da biometria ordinária.

A mudança, que já foi adotada em diversas cidades do país, proporciona a identificação da pessoa por meio da digital e fotografia no momento da votação. Funcionários do Cartório Eleitoral já recebem treinamento do novo sistema. Todos as pessoas com título eleitoral emitido na cidade deverão passar pelo cadastramento. No entanto, ainda não há prazo para ele ser concluído.

Conforme dados obtidos com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Simões Filho possui, em 2015, uma estimativa de 132.202 habitantes, dos quais 78.169 são eleitores. O número é inferior ao limite dado pelo artigo 58 da Resolução TSE nº 21.538/2003 a seguir transcrito:

Art. 58 […]

§ 1º O Tribunal Superior Eleitoral determinará, de ofício, a revisão ou correição das zonas eleitorais sempre que: III – o eleitorado for superior a sessenta e cinco por cento da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Lei nº 9.504/97, art. 92).

O percentual de eleitores em relação ao número de habitantes de Simões Filho está na faixa dos 59,73%, o que tem sido reputado como regular. O município iniciou o procedimento de cadastramento biométrico ordinário no mês de novembro.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir mais segurança ao processo eleitoral e sua implantação no país vem sendo feita de forma gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

Simões Filho: Cartório Eleitoral de Simões Filho se manifesta sobre eleitores “fantasmas”

Comentários estão fechados.