Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho não terá Arraiá das Viúvas este ano

Simões Filho não terá Arraiá das Viúvas este ano
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), não irá realizar a tradicional festa de São Pedro — o Arraiá da Viúvas 2019 — que estava previsto para acontecer nos dias 28, 29 e 30 de junho. A informação foi confirmada com exclusividade ao SIMÕES FILHO ONLINE pelo vice-prefeito e secretário de Cultura, Sid Serra (PSDB). Este é o quinto ano consecutivo sem a realização da festividade.

Por telefone, Sid Serra explicou que a festa não será realizada devido a Situação de Emergência que a cidade vive atualmente em razão das fortes chuvas, que provocaram deslizamento de terras, inumações e desabamentos em alguns bairros do município nos dias 10, 11 e 12 de maio. “Depois que foi decretada a Situação de Emergência a prefeitura resolveu cancelar o evento”, disse.

O Decreto de Situação de Emergência foi publicado no Diário Oficial do Município pelo Prefeito Dinha no dia 13 de maio e tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogado até completar 180 dias.

Homem passa mal e é preso dentro do Hospital Municipal de Simões Filho

O decreto também deve afetar as festas juninas dos bairros, a exemplo do “Arrasta Pedro”, que acontece todos os anos na comunidade da Baixa da Jaqueira, no Ponto Parada. A festa também não vai ocorrer este ano em razão da situação de emergência decretada pelo município.

Por enquanto, a única festa junina confirmada no município é o Forro do Major, conhecido por ser um dos eventos mais badalados da cidade. A festa terá mais de 20 atrações e acontece nos dias 14, 15 e 16 de junho. O evento chega a sua 14ª edição, e é organizado pela Associação dos Moradores do Major Tapioca (ASMMAT), que tem como presidente Jairo Ramos – o Jairinho.

Sem festa em 2018

No ano passado a festa também não aconteceu. Algumas atrações nacionais como Luan Santana, Naiara Azevedo, Flávio José e Gabriel Diniz, já tinham sido confirmados pela prefeitura, quando o prefeito Dinha reuniu a imprensa local e decretou Estado de Emergência cancelando mais uma vez o evento.

Na ocasião, Dinha justificou o decreto informando que a paralisação nacional dos caminhoneiros gerou desabastecimento de bens, produtos e gêneros de primeira necessidade destinados à população.

Sem festa em 2017

O Arraiá das Viúvas também não foi realizado em 2017. Na oportunidade, em entrevista exclusiva ao SIMÕES FILHO ONLINE, Dinha explicou que a festa não seria realizada por não dispor de orçamento diante das diversas necessidades que o município tinha no início de sua gestão. “Nós estamos fazendo um planejamento, mas o Arraiá da Viúvas – São Pedro – esse primeiro ano não vamos poder realizar. Temos diversas dificuldades nesse primeiro semestre. Nós não dispomos de orçamento diante das diversas necessidades que nós temos para colocar escolas em condições de funcionamento pleno, para que os bairros possam ter pavimentação – uma condição melhor, saúde e tanta outras áreas que a gente tem que fazer um investimento de imediato pra garantir um segundo semestre muito melhor”, esclareceu o gestor.

Sem festa em 2016

Em 2016 a cidade também não contou com a apresentação do Arraiá da Viúvas. O secretário de Cultura da época, Walter Mangabeira, disse que o cenário de crise econômica prejudicou a realização do evento. “Em razão do cenário de crise econômica que o Brasil enfrente, e em Simões Filho não é diferente, não vamos realizar a festa. Isso também é uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia. Temos que ter muito cuidado, pois temos diversos compromissos, entre eles, o pagamento dos salários dos funcionários. Não pode ser atrasado, então por isso, não vamos realizar a festa pela responsabilidade que o prefeito tem”, explicou o secretário da época.

Sem festa em 2015

Em 2015 o “Arraia das Viúvas” também foi cancelado. Segundo o então Prefeito Eduardo Alencar (PSD), a decisão se deu em razão das fortes chuvas, que provocaram deslizamento de terras, inumações e desabamentos em alguns bairros do município. Na oportunidade, foi decretada Situação de Emergência na cidade.

O Arraia das Viúvas

O ‘Arraia das Viúvas’ acontece tradicionalmente na Praça da Bíblia – centro da cidade – o evento já teve 33 edições, mas há cinco anos não é realizado.

Segundo Apolinário da Hora, no livro “Água Comprida”, o São Pedro na cidade era comemorado com apresentação de quadrilhas tradicionais e ao som de sanfoneiros que tocavam a noite e visitavam as casas, escolhendo casas de famílias tradicionais para amanhecer o dia tocando, soltando fogos e saboreando comidas típicas. A festa, que era marcada pela fraternidade e hospitalidade dos moradores, passou a ser um momento onde as viúvas mais antigas do município se reuniam em uma data especifica (o dia 29 de junho), e comemorava o dia do seu padroeiro. Por isso, o nome “Arraia das Viúvas”.

Comentários estão fechados.