Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho – “O Inimigo Invisível”


OPINIÃO


Discutir Segurança Pública é muito complexo, principalmente porque infelizmente nosso município com uma População estimada em quase 140.000 e com uma área territorial de 201,577 (km²) não acordou ainda para a realidade atual que vivemos. Temos um inimigo invisível que atormenta nossa sociedade causando medo e deixando traumas irreparáveis por falta de políticas publicas voltadas para o combate à violência.

Os mapas estatísticos revelam que as instituições policiais não possuem efetivos necessários para preservação da ordem pública. A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda à média de 1 policial para cada 450 habitantes, más o que vemos é praticamente menos de 50% do efetivo policial necessário para os habitantes de Simões Filho.

Hoje sentimos a fragilidade da segurança nas escolas, nos comércios e nos bairros. Falta investimentos publico x privado na formação de convênios que possibilitem o pagamento de gratificações aos agentes públicos que queiram se comprometer com as instituições para trabalharem em dias de folga, ajudando a fortalecer a segurança do município e dando uma maior sensação de segurança a todos os cidadãos. Falta projetos para solicitar ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), recursos destinados ao reequipamento, treinamento e qualificação das instituições de segurança (PM, PC e GM) ajudando nas suas estruturações, modernizações e programas de prevenção ao delito e à violência.

O Município tem um fundamental papel na segurança pública, onde por muitas vezes, ajudam as instituições policiais e órgãos judiciários com a contratação de pessoal para atividades de limpeza e burocráticas, concessão de prédios para instalações de unidades, pagamento de água, luz, telefone, combustível, manutenção predial e de viaturas.

Temos também que pensar segurança pública através da educação, saúde, saneamento, emprego, meio ambiente e lazer, bem como integrar ou até unificar as forças de segurança. Hoje muitos falam em municipalizar a Segurança, más o que precisamos é fortalecer os laços entre as instituições PF, PRF, PM, PC e GM, ai sim, teríamos uma segurança unificada e capaz de combater a criminalidade.

Devemos acabar com esse orgulho besta e desnecessário entre as instituições, porque “Crime Organizado se combate com Segurança Organizada.”

Somente com ações sérias e eficazes, poderemos combater esse inimigo invisível que tanto atormenta a sociedade simõesfilhense.

***Escrito por: Erivaldo dos Santos – Sargento da PMBA e Estudante de Ciência Política

Erivaldo dos Santos – Sargento da PMBA e Estudante de Ciência Política

Comentários estão fechados.