Simões Filho participa de Consórcio Nacional para compra de vacinas

Simões Filho participa de Consórcio Nacional para compra de vacinas. Foto: Ascom/PMSF

Simões Filho participa de Consórcio Nacional para compra de vacinas

A Frente Nacional de Prefeitos criou, nesta segunda-feira (22/03) um consórcio nacional para a aquisição de vacinas contra a covid-19. O grupo, que ganhou o nome “Conectar”, foi instituído por meio de uma assembleia virtual.

O objetivo é reunir diversas prefeituras para negociar a aquisição de lotes de vacinas contra a covid-19 no mercado internacional e insumos utilizados no atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus. Com a criação hoje, o consórcio vai iniciar as tratativas com farmacêuticas e empresas fornecedoras de insumos.

>>Idosos de 68+, quilombolas e pacientes renais começam a ser vacinados em Simões Filho

Até o momento, 2.599 prefeituras manifestaram interesse na iniciativa. Entre elas, o município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), representa pelo prefeito Dinha Tolentino. Durante o encontro virtual, o prefeito Dinha explicou a iniciativa e justificou o seu voto.

“A iniciativa parte dos prefeitos das maiores cidades brasileiras para a compra de vacinas para COVID-19. O meu voto não poderia ser diferente, a não ser o de ratificar a intenção da compra da vacina para nossa gente. Com vacina e prevenção, vamos vencer o coronavírus”, pontuou o gestor público.

>>Cresce pressão no Congresso para elevar auxílio emergencial a R$ 600

A legislação brasileira exige que os municípios aprovem uma lei específica sobre o tema. Até o momento, 1.731 cidades formalizaram a norma municipal. No caso de Simões Filho, além de o gestor municipal preencher o cadastro de intenção de compra, no dia 16.03, a Câmara de Vereadores, aprovou o Projeto de Lei nº 008/2021, enviado pelo prefeito, que possibilitou a participação do município no Consórcio Público.

“A iniciativa se propõe intensificar e acelerar a imunização da população. Para mim, esse é um dos piores momentos já enfrentados pela humanidade e seguiremos unindo forças, e fazendo o que sabemos fazer de melhor, cuidar da nossa gente”, concluiu Dinha.

>>Vacina de Oxford tem 79% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19