NotíciasSimões FilhoTrending

Simões Filho registra segundo caso de morte por Influenza H3N2

Simões Filho registra segundo caso de morte por Influenza H3N2
Simões Filho registra segundo caso de morte por Influenza H3N2 Foto: Divulgação

Simões Filho registra segundo caso de morte por Influenza H3N2

A cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, registrou nesta terça-feira (12), a segunda morte por Influenza A H3N2. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da cidade que informou ainda que a paciente que veio a óbito era uma idosa de 87 anos, moradora da Pitanguinha.

A primeira morte por Influenza A H3N2 foi confirmada na última sexta-feira (07). A vítima era um idoso de 81 anos que deu entrada no Hospital de Campanha do município dia 23/12, com evolução para óbito dia 25/12. O óbito foi confirmado, após o recebimento do laudo do exame do Laboratório Central do Estado – LACEN.

Ainda segundo informações da Secretaria de Saúde de Simões Filho, também foi identificado outro caso do vírus na cidade, por meio exame do Laboratório Central do Estado e a paciente é uma criança de 5 (cinco) anos.

>>Rui Costa afirma a possibilidade de ‘proibição total’ de eventos na Bahia

Casos de Influenza A H3N2 na Bahia:

De 1º de novembro de 2021 até 11 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 1.872 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 163 municípios. Deste total, 1.006 (53,7%) são residentes em Salvador.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, dos 1.872 casos, 390 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 72 pacientes vindo a falecer, caracterizando uma letalidade de 18,5%. Os óbitos foram registrados em residentes de Salvador (49), Feira de Santana (5), Canavieiras (2), Ilhéus (2) e Mulungu do Morro (2). Os outros municípios que apresentaram óbitos foram: Cabaceiras do Paraguaçu, Camaçari, Candeias, Catu, Guanambi, Itagimirim, Laje, Maragogipe, Sapeaçu, Teixeira de Freitas, Urandi e Valença.

Do total de óbitos, 37 (51,4%) ocorreram no sexo feminino e 35 (48,6%) no sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária acima de 80 anos (38 óbitos; 52,8%). Os outros ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (8 óbitos), 60 a 69 anos (8), 50 a 59 anos (9), 40 a 49 anos (4), 30 a 39 anos (3) e 10 a 14 anos (2). Verificou-se presença de comorbidades e/ou condições de risco para o agravamento da doença em 56 (77,8%) óbitos. Quanto aos antecedentes vacinais, observou-se que apenas 8 dos 72 casos que evoluíram à óbito foram vacinados contra Influenza.

Os óbitos ocorridos em Simões Filho ainda não foram registrados no Boletim Oficial da Sesab.

Medidas de prevenção:

De acordo com orientações da Sesab, enquanto a vacina Influenza da campanha de 2022 está em fase de produção, a população pode e deve adotar as seguintes medidas de precaução:

  • Utilizar máscara e álcool em gel;
  • Lavar as mĂŁos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir alimentos;
  • Evitar tocar a face e mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato prĂłximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestĂŁo de lĂ­quidos.

>>Simões Filho: Testagem rápida contra Covid-19 acontece nesta terça e quinta- feira; veja locais

Yanara Cardeal

Jornalista, pós- graduada em Comunicação Corporativa, sonhadora, perseverante e entusiasta da alimentação saudável. Ama receitas fáceis e dicas de beleza. Redatora do Informe Brasil, ama cuidar da família.

Artigos relacionados

BotĂŁo Voltar ao topo