Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho tem 140 vagas para cursos técnicos gratuitos; inscreva-se

Foto: Claudionor Jr. – Ascom/Educação

A Secretaria da Educação do Estado abriu as inscrições do processo seletivo para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos em mais de 80 cidades baianas.

Em Simões Filho, há 140 vagas abertas para cursos Técnico em Alimentos, Técnico em Química, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Logística. As aulas serão oferecidas no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irma Dulce (CEEP Irmã Dulce), no bairro CIA 1.

Inscrições – As inscrições devem ser feitas até 14 de julho, através do Portal da Educação. Mais informações, como o edital do certame e a lista das unidades ofertantes com os respectivos números de vagas, podem ser acessadas através da internet.

Como se inscrever – Ao acessar a página de inscrição, os candidatos deverão clicar em “Novo cadastro” e criar uma nova senha. Na inscrição, ele deve informar o número do seu CPF, fazer a opção do curso que deseja, escolher a unidade escolar onde quer estudar e apontar o turno de preferência.

Podem se inscrever quaisquer pessoas que tenham concluído o ensino médio e suas modalidades em colégio público ou bolsista integral em outras instituições, até o ano letivo de 2018. Isso significa que pode se inscrever até mesmo quem já concluiu o ensino médio em escola pública há 5, 10 anos ou mais e quer voltar para as salas de aula para fazer o curso técnico de nível médio.

Há cursos na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. Neste caso, os candidatos devem acessar o Portal da Educação para realizar a inscrição no sorteio eletrônico, com resultado previsto para ser divulgado no dia 16 de julho. Os contemplados devem comparecer às unidades escolares para as quais se inscreveram para efetuar a matrícula no período de 18 e 19 de julho.

Também há vagas para cursos na forma de articulação PROEJA Médio, direcionada a jovens com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental. Para este público, a matrícula é feita diretamente nas unidades escolares ofertantes de Educação Profissional, no período de 18 e 19 de julho. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar documentos como o original do histórico escolar, originais e cópias da cédula de identidade ou certidão de registro civil, do CPF e do comprovante de residência. Nos dois casos, as aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

Comentários estão fechados.