Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho terá Policlínica do SUS este ano

Uma boa notícia para quem mora em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Dentro da alguns meses a cidade vai ganhar uma Policlínica do Sus. O Governador Rui Costa já autorizou a construção da policlínica, que vai atender não só a Simões Filho, mas também aos municípios da região metropolitana de Salvador que devem fazer parte do consórcio, incluindo os que assinaram o compromisso.

A estrutura da policlínica que será construída em Simões Filho, contará com serviços opcionais como suporte de farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutricionista, psicologia etc. A proposta é implantar uma policlínica que proporcione o suporte nas redes de Atenção Básica, Psicossocial, Urgência e Emergência e na Rede de Atenção Materno-infantil, oferecendo a população da Região Metropolitana 13 especialidades entre elas: Cardiologia, urologia, cirurgia em geral, trauma-ortopedia, mastologia, neurologia e muito mais, além de serviços como audiometria, endoscopia digestiva e respiratória e eletrocefalograma.

Diferente do que ocorre atualmente, o objetivo é que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de realizar consultas e exames, visto que os mesmos estariam disponíveis na cidade.

Os últimos detalhes foram tratados na última segunda-feira (22), quando estiveram presentes em uma reunião, o Prefeito Eduardo Alencar e o secretário municipal de saúde de Simões Filho Alfredo Assis, juntamente com o secretário estadual de Saúde Fabio Villas Boas e demais prefeito da região Metropolitana, como, Camaçari, São Francisco do Conde, Candeias, Vera Cruz, entre outros.

O Projeto será realizado através de um Consórcio de Saúde que consiste na união entre dois ou mais entes da federação (municípios, estados e União), sem fins lucrativos. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que os consórcios e as policlínicas são um marco histórico na saúde pública baiana. “Estamos construindo um sistema descentralizado e regionalizado de assistência, que vai ratear as despesas entre os entes participantes – os municípios e o Estado -, permitindo que a gente leve a saúde para mais perto do cidadão”.

Neste sentido, já foi dado início ao processo licitatório que decidirá qual a empresa responsável pela gestão da policlínica e o financiamento partirá do Ministério do Planejamento com contra partida do Governo do Estado, um investimento de cerca de 670mi.

Comentários estão fechados.