Técnicas fáceis para tirar as pontas duplas do seu cabelo em casa

Com uma tesoura afiada e muita paciência, você pode tirar facilmente as pontas duplas do cabelo em casa, conheça as técnicas que não prejudicam os fios. Sofrer de pontas duplas é bastante comum devido a vários fatores que têm a ver com o cuidado do cabelo e outras questões como nunca querer cortar o cabelo, ou tê-lo enfraquecido devido a uma dieta pobre ou ao abuso de produtos que em geral danificam bastante seu cabelo.

Para cuidar das pontas e evitar que elas se abram, existem vários remédios, que vamos mencionar, mas também será bom se você cortá-las, algo que explicaremos passo a passo abaixo.

Dicas para tirar pontas duplas em casa

O cabelo deve ser sempre cuidado: quando começa a se desgastar e notamos que as pontas vão rachar, principalmente se tivermos cabelos compridos, é bom agir. E se não tivermos a oportunidade de ir ao cabeleireiro, mas queremos resolver o problema e poder mostrar cabelos saudáveis ​​e sem pontas, não teremos escolha a não ser cortá-los em casa.

A primeira e mais importante coisa é saber que ao pentear o cabelo devemos sempre fazê-lo com cuidado, pois é por puxar e pentear muito rápido, que muitas vezes as pontas se abrem antes do tempo. Também será bom usar produtos específicos como shampoo e condicionador que nutrem o cabelo e protegem sua superfície, ajudando assim a prevenir a formação de pontas duplas.

Mas no caso de perceber que é tarde demais e que as pontas se abriram, podemos proceder cortando da seguinte forma:

  • Arme-se com uma tesoura de corte de cabelo bem afiada.
  • Olhe atentamente para as pontas se estiverem desgastadas e valerem a pena cortá-las.
  • Se você tem cabelos ondulados e cacheados, será bom alisá-los com a chapinha, antes de prosseguir, já que você não tem o olhar experiente e treinado do cabeleireiro. Então será mais fácil para você cortar apenas a ponta se o cabelo é liso.
  • Em primeiro lugar você também deve lavar e secar bem o cabelo.
  • Em seguida, penteie bem com um pente de dentes largos, removendo os nós.
  • Divida o cabelo em seções que não sejam muito grossas.
  • Comece a trabalhar na área mais próxima do rosto e vá cortando gradualmente as pontas de cada parte até chegar ao outro lado do rosto.
  • Enrole cada mecha que você formou sobre si mesma antes de cortar para destacar as pontas duplas.
  • Concentre os olhos nas pontas que não estão alinhadas e que se destacam (geralmente se você olhar de perto, verá que elas vão para o lado), pois são essas que você deve cortar primeiro.
  • Com uma tesoura, corte as pontas “escapadas” e prossiga com o restante da ponta. Você deve cortar meio centímetro no máximo, tomando cuidado para não ultrapassar essa medida. Pois você pode se arrepender se estiver arrumando as pontas e não cortando o cabelo.
  • Para certificar-se de ter removido todas as pontas duplas, vire a seção de cabeça para baixo e repita a mesma operação para todo o cabelo.
  • Certifique-se de que cada ponta cortada tenha um grampo, para não confundi-la com as pontas ainda não trabalhadas.

Elimine as pontas sem tirar o comprimento do cabelo

Você pode ver o modo como pode cortar as pontas abertas em casa, e você pode garantir que você tenha cuidado com o que você pode ver, mas no caso de tentar cortar as pontas. Mas não pode ir ao cabeleireiro, pode sempre recorrer a alguns “truques” que nos vão ajudar a fechar as pontas sem usar tesoura.

Uma das mais conhecidas, e você já deve ter ouvido falar, é uma técnica chamada “Hair Dusting” que é capaz de remover pontas duplas sem afetar o comprimento do cabelo, ou seja, sem precisar cortar nada.

De fato, é bastante semelhante ao que explicamos a você, mas sem precisar cortar tanto a ponta. Mas você só eliminará aqueles que escapam da espessura da ponta de cada mecha em que você dividiu o cabelo.

Um método que é muito usado nos Estados Unidos e que, embora seja um pouco trabalhoso, já que você terá que olhar de perto e cortar ponta a ponta, não afetará em nada o comprimento do seu cabelo.

É importante proceder em cabelos lisos e secos, para que as pontas duplas fiquem bem visíveis. Depois, será uma questão de percorrer todas as mechas com a tesoura, retirando apenas as pontas danificadas. A lâmina da tesoura vai pegar as pontas duplas que sairem, “espojando” o cabelo e liberando-o das pontas danificadas.

Para realizar esta técnica você precisa de muita paciência, boa destreza e tesouras de cabeleireiro muito afiadas.