Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Últimos dias para sacar o FGTS: veja regras para retirar o dinheiro

O FGTS possibilita que milhões de profissionais com carteira assinada em todo o Brasil tenham recursos disponíveis em caso de demissão sem justa causa.

Últimos dias para sacar o FGTS: veja regras para retirar o dinheiro

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) teve sua criação na década de 1960, trazendo aos trabalhadores brasileiros uma segurança financeira importante. O FGTS possibilita que milhões de profissionais com carteira assinada em todo o Brasil tenham recursos disponíveis em caso de demissão sem justa causa.

O principal modelo de saque do FGTS é conhecido como saque-rescisão, permitindo que trabalhadores demitidos nessas condições possam retirar integralmente o saldo do fundo. Contudo, nos últimos anos, foi estabelecido também o saque-aniversário, uma opção diferente que permite aos trabalhadores acessarem parte do saldo periodicamente.

Como funciona o saque-aniversário

No saque-aniversário, os trabalhadores têm direito a realizar um saque a cada ano, no mês correspondente ao seu aniversário. Entretanto, diferentemente do saque-rescisão, que permite o resgate total, o saque-aniversário possibilita que apenas 50% do valor total do saldo sejam retirados.

É importante ressaltar que o prazo para solicitar o saque-aniversário referente ao mês de julho encerra na próxima segunda-feira, dia 31. Contudo, aqueles que optarem por essa modalidade devem estar cientes de que serão obrigados a mantê-la por pelo menos dois anos, o que significa que não terão direito ao saque do FGTS em caso de rescisão contratual, mesmo que a demissão seja sem justa causa. No entanto, ainda é possível contar com a multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo para aqueles que optarem pelo saque-aniversário.

Fim do prazo para nascidos em julho

A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do FGTS, disponível para dispositivos móveis com sistema iOs e Android.

Para os trabalhadores nascidos no mês de julho, o período para sacar os valores do FGTS estende-se até o dia 29 de setembro. No entanto, para receber parte do saldo ainda neste ano, é necessário obter a solicitação da mudança até o dia 31 deste mês.

Veja também: Reunião importante decidirá liberação de depósito bilionário a trabalhadores brasileiros

Comentários estão fechados.