Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Universitário agredido voltando do Carnaval tem morte cerebral: ‘Crime gratuito’

O estudante Kaíque Abreu, de 22 anos, que foi agredido quando voltava do carnaval, teve morte cerebral na tarde desta quarta-feira (14), em Salvador. A informação foi confirmada por familiares da vítima que decidiram por fazer a doação dos órgãos. Ainda de acordo com a família, os aparelhos de Kaíque serão desligados amanhã.

“Estava brincando carnaval, aí ele se perdeu do primo e dos amigos que ele foi pro carnaval. Inclusive ele tinha até me chamado, mas eu falei pra ele que eu não ia porque teria que trabalhar. No que ele se perdeu, foi voltar para casa. Quando estava voltando para casa simplesmente foi surpreendido com um murro na boca e após ele cair no chão, assim que ele caiu, o agressor ainda deu um chute na cabeça. E foi confirmado que ele teve uma morte cerebral. Infelizmente perdemos um ente querido. Uma vida se foi. E a gente só quer justiça. Foi um crime gratuito, sem explicação, sem motivo. Uma perda pra família. Eu cresci, fui criado com ele, mesmo sendo tio, temos praticamente a mesma idade. Fomos criados juntos, tivemos infância juntos. É muito difícil”, disse o tio Hayron Hamilton à imprensa esta tarde.

Kaíque estava internado desde a sexta-feira (9), no Hospital Português, no bairro da Barra.

Edson Rodrigues dos Santos, de 27 anos, é acusado de cometer o crime. Foto: Divulgação

Edson Rodrigues dos Santos, de 27 anos, identificado como o homem que aparece num vídeo, registrado por câmeras de segurança, desferindo um soco e um pontapé no estudante Kaíque Abreu. Em depoimento prestado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Edson contou que havia sido agredido, momentos antes do crime, e resolveu vingar-se do ataque na primeira pessoa que encontrasse.

A polícia apurou que a agressão ocorreu por volta das 3h, da sexta-feira (9), na Rua Manoel Barreto, na Graça. Edson viu Kaique caminhando, sozinho, o agrediu e, em seguida, fugiu em um caminhão. Uma adolescente que passou pelo local minutos depois acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para um hospital particular, na Barra.

Na tarde de sexta, familiares do estudante registram a ocorrência na 14ª Delegacia Territorial (DT/Barra) e apresentaram as imagens onde o rapaz aparece sendo ferido. “Câmeras da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do sistema de monitoramento dos prédios daquela rua ajudaram a polícia a identificar o veículo que Edson usou para sair do local”, explicou a delegada Carmem Dolores, titular da 14ª DT/Barra.

O delegado José Bezerra, diretor do DHPP, informou que a prisão ocorreu no início da manhã desta quarta (14), quando policiais localizaram o criminoso em sua residência, na Capelinha de São Caetano. Horas antes, outras pessoas que estavam com Edson, foram identificadas e conduzidas ao DHPP, para serem ouvidas.

Investigação

Uma rede de monitoramento foi articulada, a partir da identificação do veículo utilizado por Edson na fuga. “Esperamos o caminhão voltar ao circuito e o monitoramos até o local onde o proprietário o estacionava”, revelou o diretor do DHPP. Bruno Fernando Ribeiro Batista, 30, além de dono do caminhão, também foi identificado pelas imagens como o condutor do veículo no dia do crime.

No momento da prisão, Bruno estava acompanhado de um adolescente, 17, que também presenciou a ação violenta. Ambos foram conduzidos ao DHPP e admitiram ter visto o momento do crime. O adolescente foi encaminhado à Delegacia para Adolescente Infrator (DAI), enquanto que Bruno vai responder por omissão de socorro e favorecimento pessoal.

Mais dois adolescentes, já identificados, que estavam na companhia de Bruno, serão intimados para prestar depoimento. Edson será encaminhado para audiência de custódia. O caminhão, que foi apreendido, passará por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Comentários estão fechados.