Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

SESI e SENAI podem fechar as portas de 6 unidades na Bahia – entenda

Na Bahia, o SENAI será obrigado a fechar 6 das 17 unidades de Formação Profissional

No último dia 14 de setembro, o governo federal anunciou a intenção de implementar medidas para o ajuste fiscal, incluindo a transferência de 30% de recursos do SESI e do SENAI para diminuir o déficit previdenciário.

A medida pode inviabilizar projetos e serviços realizados pelas duas entidades. Na Bahia, o SENAI será obrigado a fechar 6 das 17 unidades de Formação Profissional; cancelar investimentos em 12 escolas no interior do Estado e cortar 6.200 matrículas/ano gratuitas em Cursos Técnicos e de Qualificação Profissional.

O SESI reduzirá em 20% as matrículas do curso de Ensino Médio Articulado com Educação Profissional; deixará de expandir o Ensino Médio, inviabilizando a abertura de 4 mil novas vagas; desativará o Programa Educação do Trabalhador, afetando 10 mil profissionais nos próximos 3 anos; e fechará o atuante Teatro do SESI, localizado no Rio Vermelho.

Manifestação

O Sistema FIEB promove, neste domingo (dia 04.10), a partir das 10 horas, uma manifestação em defesa do SESI e do SENAI, entidades sob a ameaça de perder 30% de seus recursos. Marcada para o Farol da Barra, a mobilização reunirá funcionários, alunos, trabalhadores da indústria e parceiros das duas entidades.

A Orquestra SESI/Neojibá, exemplo de atuação do SESI na área de responsabilidade social, se apresentará no local. Quem for à manifestação poderá participar de oficinas de arte, de atividades físicas e terá dicas de educação alimentar. Também poderá visitar as unidades móveis de panificação e de couros e calçados, assistir a torneios de robótica, além de conhecer projetos desenvolvidos pelo SENAI, como o ExpoMundo e Theoprax.

Comentários estão fechados.