Veja como fazer a consulta do PIS 2022 pela Carteira de Trabalho Digital

Veja como fazer a consulta do PIS 2022 pela Carteira de Trabalho Digital
Veja como fazer a consulta do PIS 2022 pela Carteira de Trabalho Digital

Veja como fazer a consulta do PIS 2022 pela Carteira de Trabalho Digital

Foi confirmado o calendário do abono Pis/Pasep em 2022. As datas de pagamento foram aprovadas na última sexta-feira (7) em reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Os depósitos vão começar em fevereiro e seguem até março deste ano.

O presidente do banco, Pedro Guimarães, e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, confirmaram as datas de pagamentos em uma live realizada nesta segunda-feira, 10.

Após o adiamento do benefício no ano passado, muitos trabalhadores já estão na expectativa de saber quando irão receber os valores. Por isso, vamos explicar neste post como fazer a consulta do Pis/Pasep pelo CPF pelo aplicativo da CTPS digital.

>>PIS/Pasep: Confira quando o abono estará disponível e quem vai receber

Aplicativo para consulta Pis/Pasep 2022

A principal dúvida dos trabalhadores é como saber quem terá direito ao abono salarial. Uma das formas é por meio da Carteira de Trabalho (CTPS) seja a versão impressa ou digital. Na carteira de trabalho física há o número do Pis/Pasep na primeira folha, junto com as demais informações do trabalhador.

Já ao acessar a CTPS digital o trabalhador pode consultar as informações de todos os contratos de trabalho (antigos e atual), como o período trabalhado, a média salarial, anotações de férias e o número do Pis/Pasep.

No aplicativo da Carteira de Trabalho digital também existe uma aba chamada “Benefícios”, onde constam informações sobre o abono salarial, benefício emergencial e seguro-desemprego. Assim que divulgado o calendário oficial, o aplicativo deve atualizar a informação com a data em que o trabalhador irá receber o abono salarial em 2022.

Lançado em 2019, o aplicativo da CTPS digital já atingiu 558,7 milhões de acessos desde então. Somente no ano passado o app foi acessado 277,7 milhões de vezes por brasileiros que buscaram informações sobre contratos de trabalho antigos e atuais, solicitção de seguro-desemprego e acompanhamento da concessão de benefícios como o Abono Salarial e o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

Como fazer a consulta do PIS pela internet e pela Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital pode ser feita de forma gratuita pelo computador ou pelo celular. Para baixar o aplicativo da CTPS Digital o trabalhador deve acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar pelo app Carteira de Trabalho Digital, do Governo do Brasil. Faça o download do aplicativo por meio das plataformas:

  • para versão Android;
  • ou para versão IOS.

Caso o trabalhador não possua celular smartphone para baixar o app, pode tirar a Carteira de Trabalho Digital acessando o site https://servicos.mte.gov.br/ e fazendo login com o seu cadastro no acesso.gov.br.

Após logar pelo site, é possível conferir o abono PIS. Veja:

Consulta PIS pela internet no Gov.br - Reprodução
Consulta PIS pela internet no Gov.br – Reprodução

Outra forma de saber se tem direito a receber o Pis/Pasep é realizando a consulta pelo site ou aplicativo da Caixa. Na primeira delas basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, onde o trabalhador poderá consultar o Pis pelo CPF ou número do NIS.

A mesma consulta pode ser feita no aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para download nas lojas de apps para celulares Android [clique para baixar] e também para iPhones (iOS) [baixe aqui].

Consulta do Pasep no Banco do Brasil

Para os trabalhadores do setor público a consulta do Pasep pode ser feita pelo CPF ou pelo número de inscrição do Pasep no site do Banco do Brasil. A inscrição no Pasep pode ser conferida na Carteira de Trabalho do servidor.

A consulta também está disponível por telefone na central de atendimento do Banco do Brasil pelo número 4004-0001 ou 080007290001 ou pelo atendimento Alô Trabalhador no número 158.

>>INSS: Teto da aposentadoria sobe para R$ 7.087

*Ache Concursos

Veja mais