5 expressões que você só vai ouvir no Carnaval de Salvador


1- Ó O GEEEEEEEEEEEEEEEELO

Cê tá lá no meio da pipoca e de repente ouve aquele grito: “ó o geeeeeeeeeelo”. Das duas uma: pode ser algum ambulante querendo passar com o isopor no meio da multidão ou apenas uma pessoa querendo pedir “licença” de uma forma diferente. Fica a dica… Quando tiver precisando daquela ajudinha para passar no meio da pipoca do PSI, é só largar: ó o gelo!

2- Quanto é a piriguete?

Não estranhe se você ouvir alguém perguntando a um vendedor qual o valor da piriguete no meio da folia. “Piriguete” é a forma carinhosa que os baianos encontraram para chamar aquela latinha de cerveja de 269ml.

3- Me pinte aí pra Timbalada!

Quem assistiu ao filme Ó paí ó provavelmente vai lembrar dessa cena… Mas só quem sente a energia da Timbalada de perto vai entender o que significa ser “timbaleiro” de verdade. E um dos rituais dessa “nação” é, justamente, pintar o corpo com uma tinta branca durante o carnaval, onde, ao longo do circuito, você encontra várias pessoas oferecendo a “pintura timbaleira”.

4- Lá vai o tapete branco

Tapete? Branco? Que zorra isso tem a ver com Carnaval? Nunca mais diga isso. A expressão “tapete branco” representa um dos momentos mais bonitos e emocionantes da festa: a passagem dos Filhos de Gandhy, que formam um verdadeiro tapete da paz quando desfilam vestidos de branco pela avenida.

5- Cole na corda

A expressão, inicialmente, tinha um significado literal, ou seja, era uma espécie de convite para o folião pipoca seguir os blocos. Hoje a expressão ganhou um significado muito maior e pode ser usada para várias situações, principalmente quando você quer chamar alguém para ir para algum lugar:

“Tô indo pra Barra. Cole na corda!”
“Vou descer pro Encontro de trios. Cole na corda!”
“Tamo indo de galera pra Avenida. Cole na corda!”