7 alimentos que fornecem vitamina D para se manter saudável

7 alimentos que fornecem a vitamina D para se manter saudável – Para manter um bom estado de saúde, uma das principais coisas que devemos levar em conta é uma dieta balanceada, consumindo alimentos que fornecem vitaminas e minerais que ajudam a manter o corpo em perfeito funcionamento. A vitamina D é uma das substâncias que o corpo necessita, ajuda a absorver o cálcio, que é um dos elementos que compõem os ossos, também é essencial para os sistemas imunológico, nervoso e muscular.
Existem três formas de aquisição dessa vitamina, a primeira é pela pele, a segunda por meio da alimentação e a terceira por meio de suplementos. No entanto, a exposição prolongada ao sol causa envelhecimento e câncer de pele, por isso muitas pessoas optam por seguir outras opções para obter essa vitamina.

A vitamina D é necessária para o crescimento e desenvolvimento das células musculares, fortalecimento do sistema imunológico, entre outras funções, por isso a deficiência de vitamina D pode levar a doenças ósseas como osteoporose ou raquitismo. Aqui listamos sete alimentos dos quais você pode adquirir esta vitamina e incluí-los em suas refeições diárias.
Gemas de ovo
As gemas constituem a terça parte do ovo, além de conterem minerais como ferro, cálcio, potássio e sódio, também existem vitaminas como B12, A, B e D. A gema do ovo também contém colina, que é um nutriente que ajuda a estimular a saúde do cérebro. A gema possui fosfolipídios, um tipo de lipídio ou gordura que ajuda o organismo a limpar o colesterol ruim (LDL) do sangue.
Fígado
O fígado bovino, além de conter vitamina D, é uma boa fonte de vitamina B12, que auxilia na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção do sistema nervoso central. O fígado também contém vitamina A, que é ideal para uma visão saudável e desenvolvimento celular. Porém, o consumo desse alimento deve ser moderado, principalmente em pessoas com hiperuricemia e gota.
Salmão
Dentro da lista de peixes gordurosos ricos em vitamina D, o salmão é o que encabeça. Além disso, possui ácidos graxos ômega 3, vitamina E, B6, B12, tiamina, niacina, além de minerais como potássio, fósforo, iodo e selênio. Este peixe é um dos mais saudáveis que não pode faltar na sua alimentação diária.
Derivados de leite
Leite e outros laticínios como iogurte são enriquecidos, contêm cálcio e vitamina D. A ingestão desses alimentos é recomendada principalmente para idosos, porém, se você tiver problemas com o consumo de laticínios, o consumo deve ser regulado para evitar algumas outras condições.
Sardinha
Este alimento pode ser obtido enlatado a um preço moderado e aproveitar seu teor de vitamina D. Uma lata de sardinha em óleo contém aproximadamente 7 microgramas de vitamina D por 100 gramas.
Cogumelos comestíveis
Os cogumelos fornecem vitamina D, e também possuem vitaminas B, C e E. O custo desses alimentos é muito acessível e eles podem ser incluídos em diferentes ensopados.
Abacate
O abacate, conhecido como ouro verde, contém muitos nutrientes e benefícios para o organismo. Ajuda a melhorar a digestão, nutre a pele, cabelos e unhas. Possui vitamina C, E e D, além disso, contém minerais como potássio, cálcio ou magnésio.