INSS envia cartas para aposentados e pensionistas suspeitos de irregularidades: veja modelo


INSS envia cartas para aposentados e pensionistas suspeitos de irregularidades: veja modelo da carta enviada.
Aposentadorias, BPC/Loas e pensões cujos pagamentos possuem indícios de irregularidades devem receber um comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio de carta, e-mail ou extrato bancário. Esse é um procedimento padrão do INSS toda vez que órgão encontra alguma suspeita de fraude. Se confirmadas, as suspeitas podem resultar na suspensão dos benefícios, que incluem aposentadorias, pensões e BPC/Loas.]
Veja mais: INSS: 529 mil aposentados terão salários bloqueados por falta de recadastramento
Aposentados, pensionistas e quem recebe BPC devem ficar atento ao modelo de carta enviada pelo INSS para evitar golpes. A reportagem teve acesso ao modelo da carta que é enviada aos segurados. No caso do recebimento de outro tipo de correspondência, o beneficiário deve verificar se trata-se de golpe.
A carta enviada pelo INSS informa sobre a necessidade de “reavaliar a documentação que embasou a concessão do benefício”, e dá um prazo de 60 dias para que o aposentado ou pensionista compareça a uma agência da Previdência Social para apresentar os documentos solicitados: CPF, identidade, certidão de nascimento ou casamento, além de carteira de trabalho.
No caso da pensão por morte, é necessário apresentar ainda a certidão de óbito e os documentos originais ou cópia autenticada do titular. Veja abaixo o Modelo de carta enviada pelo INSS
Caso o segurado receba alguma correspondência que solicite a entrega de documentos para motoboys ou ainda em locais que não sejam uma agência da Previdência, deve desconsiderar a carta. Em caso de dúvidas, o beneficiário pode entrar em contato com a central telefônica 135.
Veja mais: Três novos benefícios vão aumentar a renda dos aposentados do INSS
INSS está notificando beneficiários no pente-fino 2020
O INSS está iniciando mais uma fase do pente-fino em 2020. Desde dezembro de 2019, o órgão começou a notificar e enviar cartas a mais de 1 milhão de beneficiários cujos pagamentos possuem indícios de irregularidades.
Muita gente não sabe, mas o órgão federal implantou um novo Sistema de Verificação da Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios. Esse sistema confere com lupa a folha de pagamentos de aposentadorias, pensões, auxílios e Benefício de Prestação Continuada (BPC). O objetivo é evitar fraudes.
Quais benefícios estão na mira do pente-fino 2020?
- Auxílios-reclusão
- Aposentadorias
- Pensões
- Benefícios de Prestação Continuada (BPCs).
- Os benefícios rurais e assistenciais
Veja 12 tipos de irregularidades procuradas pelo INSS
- Pessoas que fraudaram o sistema para obter a aposentadoria, fornecendo informações e documentos falsos.
- Pensionistas que também recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- Falta de Prova de Vida.
- Familiares recebendo indevidamente benefício de parente que já morreu.
- Quem está a mais de 6 meses sem revisão do benefício, no caso dos que recebem a aposentadoria por incapacidade.
- Dados desatualizados junto ao INSS.
- Valores mais altos do que os que se tem direito de fato.
- CPF do beneficiário não está registrado na base de dados da Receita Federal.
- Quem recebe o BPC, mas possui renda acima da faixa permitida.
- As pessoas que recebem o benefício do auxílio-doença ou incapacidade permanente, mas que apresentam condições de trabalhar.
- Servidores federais, estaduais e municipais recebendo BPC.
- Acúmulo de benefícios.