Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

ALERTA GERAL para beneficiários do Bolsa Família acaba de sair HOJE 12/07

Algumas famílias estão sujeitas a bloqueios devido ao descumprimento das restrições protegidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

ALERTA GERAL para beneficiários do Bolsa Família acaba de sair HOJE 12/07

O Programa Bolsa Família realizará a rodada de pagamentos de julho, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas com valores semelhantes aos pagos na última rodada. No entanto, algumas famílias do programa social não ouvem boas notícias, pois estão sujeitas a bloqueios devido ao descumprimento das restrições protegidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela administração do programa.

Os bloqueios podem ocorrer por diversos motivos, geralmente relacionados ao não cumprimento das regras e exigências do programa. No entanto, o bloqueio também pode ser uma oportunidade para os beneficiários, uma vez que, ao ficarem bloqueados, eles têm até dois meses para regularizar seu cadastro e verificar sua elegibilidade, procurando o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Como são realizados os bloqueios

Para identificar as famílias supostamente irregulares que devem ser bloqueadas, o governo federal realiza mensalmente cruzamentos de dados, comparando as informações fornecidas pelos beneficiários no momento da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) com outros bancos de dados concedidos.

No entanto, o sistema utilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social para realizar os bloqueios passou ​​por uma grande atualização nos últimos meses, iniciada em abril e concluída em junho. Durante esse período, não foram realizados novos bloqueios, mas os cruzamentos de dados continuaram normalmente.

Como resultado, há um grande número de bloqueios acumulados nos últimos três meses, prontos para serem executados em julho, agora que a atualização do sistema foi concluída.

Regras para permanecer no programa

Os principais grupos de beneficiários do Bolsa Família que serão bloqueados nesta rodada são aqueles que deixaram de cumprir uma das principais regras do programa, como a renda mensal da família, que deve ser de até R$ 218 por pessoa.

Se a renda ultrapassar esse limite, mas não ultrapassar R$ 660 por pessoa, a família entra na Regra de Proteção, recebendo apenas metade do benefício. No entanto, se a renda ultrapassar novamente esse novo limite, a família será bloqueada e, posteriormente, poderá ter seu benefício cancelado.

É importante lembrar que as informações cadastrais devem ser atualizadas sempre que houver mudanças, como mudança de endereço ou renda. Mesmo na ausência de alterações, é exigida pelo menos uma atualização a cada dois anos. Caso contrário, o beneficiário será bloqueado e obrigado a atualizar seus dados.

Outro motivo para os bloqueios no Bolsa Família são as exigências relacionadas à saúde e educação das crianças e jovens. É determinado que todos os menores de idade devem estar com suas vacinas em dia e matriculados na escola, com boa frequência de comparação, para evitar bloqueios ou até mesmo a suspensão do benefício.

Por fim, destaca-se que a rodada de pagamentos de julho do programa de transferência de renda seguirá um padrão semelhante aos meses anteriores, com os pagamentos sendo realizados nos dez últimos dias úteis de cada mês. Assim, em julho, os pagamentos terão início no dia 18 e serão concluídos no dia 31, de acordo com o final do NIS de cada beneficiário.

Veja também: Segurados do INSS podem ter aprovação de benefício antecipada pela internet; confira

Comentários estão fechados.