Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Após protesto de filha, idosa é acolhida pelo Hospital de Simões Filho

Um drama latente vivenciado por uma família de Simões Filho; levou a filha da idosa Eudímia de França Santos de 73 anos fazer um protesto na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (06). A filha que atende pelo nome popular de ‘Didio’ com um lacre na boca e um cartaz em mãos chamou atenção de todos que estavam no plenário. Com uma mordaça, mas com o olhar do desespero e aflição, a filha da idosa se mobilizou pedindo um internamento para sua mãe que sofre há seis meses com uma patologia no intestino.

Diversos vereadores pediram ‘questão de ordem’ e se mostraram solidários com o principal objetivo que é salvar a vida e buscar, através, do diálogo e alinhamento uma solução plausível que garantisse melhor qualidade de vida para a idosa. Ainda assim, o Presidente da Comissão de Saúde, vereador Joel do Hospital criticou a saúde municipal e o único Hospital do município, entretanto, o momento mostrou-se positivo no sentido de solucionar o problema que a filha da idosa esperava e não criticar, sobretudo, por limitações que a saúde enfrenta e que o edil quando técnico de enfermagem na unidade nos anos anteriores ao seu mandato deva ter conhecimento.

Discordando do posicionamento de Joel do Hospital, o vereador João Contador avaliando o problema de forma macro considerou a questão dos recursos e lamentou que o problema da saúde vem de cima. “O problema da saúde vem do Ministério da Saúde e do Governo do Estado e nós temos aqui as nossas limitações e nem tudo que nós gostaríamos; temos autonomia. A regulação não depende do município e sim do governo do Estado; nós temos uma condição limitada”, disse.

Sobre o posicionamento dos parlamentares mostrarem o apoio à situação vivenciada pela família e o internamento da idosa, o vereador João Contador acrescentou: “Temos que vestir a camisa dessa senhora e ajudar sim, mas não podemos está aqui sem conhecer as limitações e só criticando. Vamos buscar alternativas para ajudar o Secretário de Saúde e temos que cobrar mais dos nossos deputados, porque sabemos que o município não tem recursos para fazer melhor”, frisou o parlamentar.

A equipe de reportagem em contato com a família esteve na residência da idosa e ouviu a filha da idosa, a mesma que fez o protesto na Câmara, que salientou que foi muito bem atendida no município. “Estive na emergência do Hospital Municipal e minha mãe foi atendida pelo Dr. Gerson e o atendimento dele foi maravilhoso”, disse, ‘Didio que o fato de sua mãe não ser internada na Unidade foi sua própria decisão, devido os riscos, já que a Hospital Municipal não dispõem de uma melhor estrutura e também esperava aguardar o exame Colonoscopia.

Ao chegar à residência da idosa, a equipe de reportagem encontrou a Assistente Social, Nirvana e a Gerente Operacional do Hospital Municipal que acolheram à idosa estabelecendo o alinhamento na busca da solução sobre o internamento. Para nossa reportagem, Cristiana Almeida, gerente operacional da gestão da APMI esclareceu e rebateu as críticas proferidas pelo vereador e disse: “Estamos aqui com dona Eumídia e vendo a situação dela depois que fomos convocados e vendo a família angustiada e nossa missão é cuidar; e não estamos aqui para fazer política e sim saúde”, rebateu.

Ainda de acordo com a gerente operacional do Hospital Municipal, Cristiana Almeida, a administração da Unidade de Saúde não sabia do problema enfrentado pela idosa, mas que soube hoje, de uma forma desvirtuada, através de uma sessão da Câmara. “Como a filha da paciente alegou, o médico apenas orientou à paciente os riscos devido a essa busca dela está exposta a um ambiente insalubre e o familiar foi direcionado à Secretária de Saúde, a Central de Regulação e tudo está protocolado. O exame Colonoscopia já está com a APAC preenchida e o protocolo em mãos faltando apenas à realização do exame”, disse.

Considerando um momento de efervescência política, sobretudo, por todas às limitações que ainda precisam ser melhoradas, a filha da idosa alegou, inclusive, mostrou à nossa equipe de reportagem solicitações a diversos vereadores na semana passada e disse: “Não justifica eles disserem na Câmara que não sabia do caso da minha mãe, porque eu mesma durante dois dias procurei eles pedindo socorro”, revelou.

Pedindo apoio na consecução de melhorias e parcerias que garantam o bem-estar dos munícipes, Cristiana Almeida, disse: “Estamos lutando com a Assistência Social; temos projetos com a humanização do Hospital, às visitas nas casas que fazemos, entre outros, e precisamos de apoio e não retaliação”, disse.

Após polêmica, a equipe de reportagem registrou um saldo positivo e a filha da idosa resolveu internar sua mãe no Hospital Municipal, onde a equipe da Unidade deverá realizar com urgência o exame e conseguir por meio do setor de Regulação do Estado, uma Unidade de Saúde em Salvador com melhores recursos em prol da vida da idosa.

Por *Mapele News

Comentários estão fechados.