Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Aposentados do INSS podem ter novo benefício que garante isenção de Imposto de Renda

Aposentados do INSS podem ter novo benefício que garante isenção de Imposto de Renda
Aposentados do INSS podem ter novo benefício que garante isenção de Imposto de Renda

Aposentados do INSS podem ter novo benefício que garante isenção de Imposto de Renda.

O Senado Federal está trabalhando para livrar aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da cobrança do Imposto de Renda (IR) a partir deste ano de 2020. Recentemente, o CAS (Comissão de Assuntos Sociais) da casa legislativa aprovou, o Projeto de Lei nº 4.198/2019, que trata sobre o assunto. Mas quem terá direito a essa isenção? Vamos descobrir agora nesta matéria.

Sobre o projeto

O PL, que altera a Lei 7.713, de 1988, que regula o IR, teve voto favorável do relator, senador Paulo Paim (PT). Durante a discussão, ele apresentou emenda para garantir o limite dos rendimentos aptos ao benefício. Conforme argumentou, a aprovação do PL 4.198/2019 vai possibilitar a recuperação do poder aquisitivo dos benefícios previdenciários dos segurados que contribuíram, durante toda a sua vida laboral, com valores acima do salário mínimo.

Quem terá direito?

De acordo com a proposta, rendimentos de pensões e aposentadorias pagas pelo INSS, até o limite do teto, hoje em R$ 5,8 mil, poderão ficar livres de cobrança do Imposto de Renda (IR) quando o segurado completar 60 anos. A isenção é o que almeja o Projeto de Lei (PL) 4.198/2019.

“Queremos contribuir para minimizar a perda dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, oferecendo-lhes uma pequena compensação pela diferença de critério no reajuste de seus benefícios, em relação ao salário mínimo”, argumenta o Senador Jorge Kajuru.

Atualmente, a Lei 7.713, de 1988, estabelece isenção de rendimentos de aposentadoria e pensão, de transferência para a reserva remunerada ou de reforma pagos pela Previdência Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, por qualquer pessoa jurídica de direito público interno ou por entidade de previdência privada, a partir do mês em que o contribuinte completar 65 anos.

Tramitação da Proposta

Se aprovada, a regra valerá a partir do mês em que o contribuinte completar 60 anos. O projeto de lei segue agora para avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos e deve ser concluído ainda em 2020.

Aposentados têm direito a isenção de IPTU?

Afinal, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são isentos de pagar IPTU?

Muita gente não sabe, mas um dos direitos do aposentado é a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). No entanto, é preciso ficar alerta, porque o benefício não é uma regra federal. Saiba aqui como ter a isenção do IPTU em seu município.

Comentários estão fechados.