Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Aposentados podem receber o lucro do FGTS? Tire essa e outras dúvidas

Nesta matéria, forneceremos informações sobre o que é levado em consideração ao distribuir o lucro para os trabalhadores aposentados.

Aposentados podem receber o lucro do FGTS? Tire essa e outras dúvidas

Você  já se perguntou se os aposentados têm direito a receber o lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa tem sido uma dúvida comum entre os brasileiros. Nesta matéria, forneceremos informações secundárias sobre o que é levado em consideração ao distribuir o lucro para os trabalhadores aposentados.

Em determinadas circunstâncias, os aposentados poderão receber parte do lucro do FGTS, desde que tenham saldo na conta do Fundo de Garantia até o último dia do ano anterior. Isso significa que, se um aposentado possui valores depositados em sua conta do FGTS devido ao emprego com carteira assinada ou se ainda não fez o saque após a aposentadoria, o lucro também será distribuído a eles.

Por outro lado, se um aposentado já sacou todo o dinheiro do FGTS ao se apostar e não começou outro emprego com carteira assinada que recolhe o FGTS, eles não terão direito ao lucro.

Vale ressaltar que o ganho é calculado com base no valor disponível na conta. Se o aposentado possui dinheiro em conta, recebe o rendimento correspondente a esse valor. Caso contrário, não receberá nenhum valor adicional.

Casos de aposentados que continuam trabalhando

Quando uma pessoa se aposenta, ela tem o direito de sacar todo o seu Fundo de Garantia, desde que procure uma agência da Caixa e apresente todos os documentos que forem solicitados para esse tipo de pagamento.

No entanto, se o aposentado continuar trabalhando após a aposentadoria e esse novo emprego também fizer depósitos de FGTS, ele só poderá sacar o valor após a rescisão do contrato ou ao sair do emprego sem justa causa, caso opte pelo saque-aniversário.

Os aposentados que decidirem continuar trabalhando com a carteira assinada devem seguir as regras trabalhistas como qualquer outro empregado. O dinheiro que poderá ser sacado do FGTS é aquele proveniente dos empregos anteriores à aposentadoria.

Portanto, se o aposentado tinha dinheiro na conta até o fim do ano anterior e só se apostou após esses dados, ele poderá sacar o lucro. No entanto, se não havia dinheiro na conta ou o valor provido do emprego atual, não será possível sacar, e o dinheiro permanecerá na conta do FGTS.

Em caso de dúvidas sobre o saldo ou outras informações, é possível verificar o saldo no aplicativo do FGTS ou entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para obter mais esclarecimentos sobre o assunto.

Veja também: Perícia online: veja como consultar o resultado sem sair de casa

Comentários estão fechados.