Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Arraiá das Viúvas já está confirmado este ano em Simões Filho

A tradicional festa de São Pedro, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, está garantida e será realizada no final do mês de junho. A informação foi confirmada pelo Atual Secretário de Cultura, Walter Mangabeira, segundo ele, o ‘Arraiá das Viúvas’, maior festa da cidade, deve levar muita diversão no próximo São Pedro. “O prefeito Eduardo Alencar tem muito interesse de que todas as festas tradicionais da nossa cidade sejam realizadas. Ele já me acionou para que eu entregue o formato da festa desse ano para que ele aprove”, disse Mangabeira.

Secretário de Cultura, Walter Mangabeira

“Vamos valorizar as atrações locais e realizar uma festa tradicional para que a família possa participar. Em 15 dias, a Secretaria de Cultura estará entregando ao prefeito a ideia do formato para iniciarmos as discussões e montarmos uma equipe para poder realizar a festa desse ano”, completou.

O evento deve acontecer nos dias 27, 28 e 29 de junho, segundo o secretário Walter Mangabeira, o projeto inicial prevê três dias muita animação. “Queremos fazer três dias de festa, mas, é claro que vamos estudar a situação financeira do município. Buscaremos parcerias com empresas para tentar realizar os três dias de evento na cidade”, explicou Mangabeira.

Atrações

O Secretário de Cultura destacou a importância das atrações locais. Mangabeira garantiu que os artistas da cidade têm espaço garantido no evento, seguindo o perfil da festa que será de resgate das tradições e valorização da cultura.

O Secretário também destacou a importância do planejamento do evento e, especialmente, o alcance das ações que serão promovidas pela gestão este ano. Walter foi cauteloso ao falar das atrações que serão contratadas para o Arraiá das Viúvas 2016.

Foto: Arquivo Simões Filho Online

“Eu tenho que primeiro fazer avaliação financeira da festa, ai dentro do valor que for aprovado, iremos entrar em contato com as atrações que estão na mídia no momento – para que sejam atrações do momento. Porem, durante a noite, nos melhores horários da festa, quem vai se apresentar são atrações da nossa cidade”. Garantiu Mangabeira.

O secretário adiantou que dentro do projeto que será apresentado nenhuma atração passará o valor de R$ 80 mil. “Teremos grandes nomes da música, mas, não que venha para levar metade da renda da nossa cidade. Os valores vão está circulando, sempre, no máximo em 80 mil – esse é o formato que a Secretaria de Cultura vai apresentar ao prefeito para ele fazer a avaliação”. Informou.

“Eu posso lhe garantir que ate o fim de abril a gente já faz a divulgação de algumas atrações, concluiu o Secretário de Cultura, Walter Mangabeira.

O ‘Arraiá das Viúvas’ acontece tradicionalmente na Praça da Bíblia – centro da cidade – sempre no final do mês de junho, o evento já teve mais de 30 edições. Até lá, a esperança da gestão municipal é que apareça algum interessado em patrocinar o Arraiá das Viúvas 2016.

O Arraiá das Viúvas

Segundo Apolinário da Hora, no livro “Água Comprida”, o São Pedro na cidade era comemorado com apresentação de quadrilhas tradicionais e ao som de sanfoneiros que tocavam a noite e visitavam as casas, escolhendo depois casas de famílias tradicionais para amanhecer o dia tocando, soltando fogos e saboreando comidas típicas.

A festa que era marcada pela fraternidade e hospitalidade dos moradores passou a ser um momento onde as viúvas mais antigas do município se reuniam em uma data especifica (o dia 29 de junho), e comemorava o dia do seu padroeiro. Por isso, o nome “Arraiá das Viúvas”. O Arraiá das Viúvas é a maior festa de São Pedro da Região Metropolitana de Salvador.

Comentários estão fechados.