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INSS alerta segurados para fazer atualização cadastral pela internet

INSS alerta segurados para fazer atualização cadastral pela internet
INSS alerta segurados para fazer atualização cadastral pela internet

INSS alerta segurados para fazer atualização cadastral pela internet. Veja o passo a passo e saiba fazer para evitar problemas como suspensão de benefício.

As pessoas que recebem qualquer benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentados, pensionistas, BPC e auxílios, devem atualizar os dados de contato, como endereço, telefone e e-mail, junto à instituição. A atualização deve ser feita pela internet. Saiba como fazer.

No último mês, o INSS publicou uma nota na sua página na internet alertando que as informações precisam estar em dia. “Toda comunicação do INSS é feita por carta ou e-mail, quando cadastrado”, acrescenta Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Adriane adverte que manter os dados em dia é de extrema importância, porque “caso o INSS precise comunicar com o segurado e não tiver sucesso, ele geralmente suspende o benefício até que o segurado apareça”. Vale destacar que essa atualização não é a prova de vida feita anualmente pelos segurados.

O que deve ser atualizado?

O cidadão que recebe benefício no INSS e que precisa atualizar dados cadastrais, tais como: nome, nome da mãe, CPF, endereço, e-mail, telefone e etc.

Como fazer a atualização | Veja passo a passo

  1. Acesse o Portal do Meu INSS.
  2. Faça login no sistema
  3. Na coluna à esquerda, o beneficiário deve clicar em “Alterar dados de contato”.
  4. Em seguida, abrirá uma tela com os campos de endereço, e-mail e telefone, que podem ser atualizados pelo usuário.
  5. O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

Esse serviço também está disponível na Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É necessário informar dados como número do benefício, data de nascimento, CEP, nome completo e CPF do beneficiário para realizar a atualização.

Nova cidade – Ao mudar de cidade, o segurado deve solicitar a transferência do benefício para a nova localidade. Para isso, é necessário agendar o serviço na Agência do INSS mais próxima do novo endereço.

Para obter outras informações ou agendar serviços, o interessado deve ligar para a Central Telefônica 135, de 7h às 22h, de segunda a sábado, ou acessar o Portal www.inss.gov.br.

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