Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

MAIS BARATO! Iniciativa do governo propõe descontos na compra de eletrodomésticos

Os eletrodomésticos de linha branca são essenciais para o funcionamento diário de uma casa, executando tarefas como cozinhar e lavar roupas.

MAIS BARATO! Iniciativa do governo propõe descontos na compra de eletrodomésticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, em uma declaração nesta quarta-feira (12), que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, considere a reintrodução de um programa de incentivos para a compra de eletrodomésticos de linha branca.

Os eletrodomésticos de linha branca são essenciais para o funcionamento diário de uma casa, executando tarefas como cozinhar e lavar roupas.

Esses produtos geralmente possuem um alto valor agregado, devido às tecnologias e materiais utilizados em sua produção, e também possuem uma longa vida útil. Portanto, sua substituição não é tão frequente, especialmente em períodos de atividade econômica reduzida.

Quais são os eletrodomésticos da linha branca?

Alguns dos principais eletrodomésticos de linha branca incluem geladeiras, fogões, micro-ondas, refrigeradores, ar-condicionado, fornos elétricos, colheres de sopa, torradeiras, purificadores de água, máquinas de lavar roupas, secadoras de roupas, tanquinhos, máquinas de lavar louça e adegas /frigobares.

Durante um evento no Palácio do Planalto, Lula sugeriu ao vice-presidente a reedição do programa de incentivos para a compra de produtos de linha branca.

“Eu até disse ao Alckmin: ‘Que tal darmos uma nova oportunidade para a linha branca?’. Facilitar a compra de geladeiras, televisões, máquinas de lavar roupas”, afirmou o presidente. “As pessoas precisam substituir seus utensílios domésticos de vez em quando. “, completou.

Em seguida, o presidente dirigiu-se à ministra do Planejamento, Simone Tebet, pedindo que ela “flexibilize um pouco” para que o governo possa “facilitar a vida das pessoas que desejam ter acesso” a esses produtos.

2° mandato de Lula teve programa semelhante

Este não seria o primeiro programa desse tipo desenvolvido pelo governo durante o mandato de Lula. Em 2009, durante seu segundo mandato, o presidente lançou um programa que precedeu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para quatro itens da linha branca: geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas e tanquinhos.

Naquela época, o Ministério da Fazenda, sob o comando de Guido Mantega, concedeu reduções de IPI durante um período de três meses, com a seguinte estrutura:

Imposto sobre geladeiras reduzido de 15% para 5%;
Imposto sobre fogões reduzido de 5% para zero;
Imposto sobre máquinas de lavar roupa reduzido de 20% para 10%;
Imposto sobre tanquinhos reduzido de 10% para zero.

Veja também: Lei do Minha Casa, Minha Vida é sancionada com mudanças SURPREENDENTES

Comentários estão fechados.