Nova medida do INSS beneficia 12 milhões de aposentados e pensionistas

Nova medida do INSS beneficia 12 milhões de aposentados e pensionistas
Nova medida do INSS beneficia 12 milhões de aposentados e pensionistas

Nova medida do INSS beneficia 12 milhões de aposentados e pensionistas.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomou uma nova medida para ajudar cerca de 12 milhões de aposentados e pensionistas em todo o país. A nova medida faz parte das ações de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus (COVID 19).

>Alerta aos aposentados e pensionistas do INSS: cuidado com este golpes

Nova medida

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem por meio de cartão magnético poderão solicitar a transferência do pagamento do benefício para depósito em conta corrente sem sair de casa.

Benefícios da mudança

A transferência do dinheiro para uma uma conta corrente do segurando vai possibilitar, por exemplo, compras por meio de débito em qualquer estabelecimento comercial sem precisar sacar a grana. Além disso, poderá pagar contas pelo Internet Banking. Assim, evitará que essas pessoas corram risco de contrair o vírus saindo de casa.

O pedido para a mudança do recebimento deve ser feito pelo segurado usando o aplicativo ou o site Meu INSS. O novo procedimento está previsto na Portaria 543 publicada nesta quarta-feira (29/04) no Diário Oficial da União.

>Aposentados, BPC e pensionistas do INSS podem sacar Auxilio Emergencial?

Como fazer a solicitação

Vale destacar que a conta deve ser no nome do titular do benefício e o procedimento só será feito mediante requerimento feito exclusivamente pelo Meu INSS. No caso da solicitação de transferência do pagamento para conta corrente, o serviço estará disponível nos próximos dias, no Meu INSS, dentro do ícone ‘Agendamento/Solicitações’. Cerca de 12.4 milhões de beneficiários recebem por meio de cartão magnético.

>INSS marca datas para pagar a 2ª parcela do 13º de aposentadorias e pensões

Para realizar a solicitação, o beneficiário precisa possuir o login e senha do Meu INSS para que o procedimento seja feito mediante autenticação do usuário. De acordo com a Portaria, para a efetivação da transferência de modalidade de pagamento, ocorrerá o bloqueio do crédito que se encontra disponível e no prazo de validade. Dessa forma, o órgão poderá reemitir o pagamento diretamente para a conta corrente indicada pelo beneficiário.

Além disso, o documento simplifica os procedimentos uma vez que desobriga a necessidade de autenticação da documentação apresentada no momento do requerimento.

Veja mais