Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Nova versão do programa Minha Casa, Minha Vida SURPREENDE brasileiros

De acordo com Jader Filho (MDB), Ministro das Cidades, o Poder Executivo está ainda avaliando a possibilidade de introduzir novidades adicionais no projeto.

Nova versão do programa Minha Casa, Minha Vida SURPREENDE brasileiros

Recentemente, foram implementadas diversas modificações no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida pelo governo federal. Contudo, não se deve acreditar que as alterações tenham se encerrado aí. De acordo com Jader Filho (MDB), Ministro das Cidades, o Poder Executivo está ainda avaliando a possibilidade de introduzir novidades adicionais no sistema do referido projeto.

Minha Casa Minha Vida Retrofit

Uma das transformações que tem sido prometida desde o primeiro semestre deste ano é a iniciativa Minha Casa Minha Vida Retrofit. Fontes próximas ao Palácio do Planalto indicam que a proposta envolve a revitalização de edifícios atualmente em estado de abandono, visando a incorporação destes imóveis no programa de financiamento habitacional.

Apesar de detalhes adicionais ainda não terem sido divulgados oficialmente pelo governo, informações de bastidores sugerem que o objetivo principal do programa é transformar esses prédios renovados em unidades habitacionais. Isso possivelmente criaria uma espécie de programa de aluguel social direcionado a grupos mais relacionados, particularmente os idosos.

No âmbito urbano o Ministro das Cidades considera a proposta altamente satisfatória, visto que, além de fornecer acesso simplificado à moradia para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Minha Casa Minha Vida Retrofit também teria o potencial de atrair essa população para as áreas centrais das grandes cidades brasileiras.

Esse aspecto tem recebido elogios por parte do Palácio do Planalto, pois ao revitalizar esses edifícios abandonados nas regiões urbanas de maior destaque, os beneficiados terão um acesso mais conveniente a serviços essenciais, como saneamento básico, eletricidade e até mesmo uma maior proximidade com oportunidades de emprego.

O Ministro confirmou que o governo já deu início ao processo de identificação dos edifícios passíveis de inclusão no programa. A busca concentra-se em localidades que possam ser alvo de reformas nas capitais e em outras cidades de grande porte do país. Essa tarefa está sendo coordenada pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Prazo previsto

O Ministro das Cidades abortou novamente o tema durante a recente Cúpula da Amazônia, realizada na cidade de Belém. Ele reiterou a intenção de lançar o Minha Casa Minha Vida Retrofit ainda no segundo semestre deste ano, mas não confirmou uma data específica. Em princípio, o governo federal não precisaria buscar a aprovação deste novo componente no Congresso Nacional. Afinal, a Medida Provisória (MP) 1.162, que recria o programa e já foi aprovada pelos legisladores,

O próximo passo consiste em implementar regulamentações infralegais para instituir formalmente o Minha Casa Minha Vida Retrofit. Conforme informações recentes, o Ministério das Cidades está atualmente debatendo esse assunto internamente.

Veja também: Esse grupo de beneficiários do INSS corre risco de perder salário vitalício

Comentários estão fechados.