Offline: 5 dicas para ativar o “modo invisível” no WhatsApp

Foto: Depositphotos

No mundo digital agitado de hoje, a busca pela privacidade é uma constante entre os usuários do WhatsApp. Todos desejamos, em algum momento, permanecer “invisíveis” na plataforma, mesmo quando estamos online. Se você também deseja escapar de pessoas incômodas e ter mais descrição, não se preocupe, pois é possível usar o aplicativo de forma discreta e ficar offline para aqueles que querem se esconder de olhares curiosos.

Aqui estão cinco maneiras criativas de eliminar seus traços virtuais e evitar aquela pressão incômoda de responder mensagens imediatamente:

  • Silenciar o status “Online”: A maneira mais simples de se tornar “invisível” no WhatsApp é ocultar o status “Online”. Essa função, disponível desde agosto de 2022, é um recurso nativo do aplicativo para smartphones Android, iPhone (iOS) e WhatsApp Web. Para ativá-la, siga estes passos:

No Android: Abra o WhatsApp, clique nas reticências no canto superior da tela, vá para “Configurações”, acesse “Privacidade” e escolha “Visto por último e online”. Em seguida, selecione “Ninguém” em ambas as opções “Quem pode ver meu ‘visto por último'” e “Quem pode ver quando estou online”.

No iPhone (iOS): Acesse as “Configurações” do WhatsApp, vá para “Privacidade” e desative a opção “Visto por último e online”.

No WhatsApp Web: Abra a versão desktop, clique nas reticências próximas à sua foto de perfil, vá para “Configurações” e acesse “Privacidade”. Então, escolha quem pode ver sua última atividade online. Alternativamente, você pode usar aplicativos externos como o Flychat no Android, que permite ler mensagens de forma oculta, abrindo-as em uma bolha.

  • Desativo o cheque azul: O cheque azul é a temida confirmação de leitura que denuncia quando alguém leu suas mensagens. Se você quiser se livrar dessa “marca de espionagem”, siga estes passos:
    No Android e iPhone: Vá para as configurações do WhatsApp, acesse “Privacidade” e desmarque a opção “Confirmação de Leitura”.
  • Lembre-se de que essa configuração só é aplicável a conversas individuais, pois em grupos o cheque azul permanece ativo.
  • Áudios sem rastros: Ao desativar a confirmação de leitura, o aplicativo não indicará quando você ouviu uma mensagem de voz. Assim, o ícone do “microfone azul” não será exibido, garantindo mais descrição em sua comunicação.
  • Oculte o “visto por último”: Para evitar que outros vejam quando você esteve online pela última vez, desative o “visto por último” nas configurações do WhatsApp:

No Android: Vá para as configurações, acesse “Privacidade” e escolha “Ninguém” para a opção “Visto por último”.

No iPhone: Acesse “Configurações”, vá para “Privacidade” e desative o “Visto por último”.

  • Visualize status sem deixar rastros: Quer bisbilhotar os status dos amigos sem ser notado? Desative a confirmação de leitura para que seu nome não esteja satisfeito entre os que viram as atualizações.
    No entanto, lembre-se de que ao ficar invisível, você também perderá a capacidade de ver o “visto por último” de outras pessoas e saberá quando elas estiverem online. Portanto, pense bem e escolha o que melhor atende às suas necessidades.

Mas afinal, por que ficar invisível no WhatsApp? Cada usuário pode ter seus motivos, que podem ser bons ou ruins. Alguns exemplos incluem querer mais privacidade, não se sentir obrigado a responder imediatamente, não querer saber que você está online, focar melhor nas atividades, evitar confusões com o “visto por último” e usar o modo offline para se desconectar temporariamente.

Veja também: EXCELENTE NOTÍCIA para quem realiza compras pela internet acaba de sair