Risoto de abóbora e queijo: uma deliciosa receita clássica italiana

A doçura da abóbora e o poder do queijo se unem maravilhosamente neste cremoso risoto de abóbora, uma receita italiana que todos amam. O risoto é um dos pratos mais representativos, com permissão de pizzas e massas, da culinária italiana. Não é um simples arroz cozido, é um prato que tem de ser feito com cuidado e se não tivermos cuidado pode acabar com uma pasta desagradável e sem sabor.

Os truques são muitos, sem dúvida, e já falamos deles em receitas como o risoto de carbonara ou o risoto de falso trigo com aspargos e cogumelos. O truque de um bom risoto é estar atento à intensidade do fogo e à sua frente, mexendo sempre durante o cozimento.

É essencial se queremos um resultado fino e doce, e não um bolinho de arroz. Os passos gerais para a sua preparação são, depois de feito o molho, torrar primeiro o arroz até ficar com aspecto perolado, para depois adicionar um líquido quente aos poucos, e finalizar com algum tipo de gordura como manteiga e também queijo.

Mas tudo depende do ingrediente principal ou do sabor que queremos dar ao nosso risoto. É um prato fácil de preparar mas a antecipação também é um ponto chave, e não precisamente porque tem de ser feito antes, mas pelo contrário. Quando terminar de cozinhar, é hora de servir.

Como fazer risoto de abóbora

Ingredientes

  • Abóbora, descascada, 350 g
  • Manteiga, 45g
  • Cebola branca, 1 unidade
  • Arroz, 2 copos
  • Caldo de galinha, 750 ml
  • Creme, 2 colheres de sopa
  • Queijo, 120g
  • Sal
  • Pimenta preta moída, bastante

Modo de preparo do risoto de abóbora e queijo:

Descasque a abóbora e corte-a em cubos pequenos. Descasque também a cebola e pique finamente. Na panela onde vamos preparar o risoto, derreta a manteiga e frite a cebola em fogo baixo, com um pouco de sal.  Quando a cebola estiver macia, adicione também a abóbora cortada em cubos e frite tudo junto por aproximadamente 15 minutos. Sempre em fogo baixo, até a abóbora ficar bem macia.

Retire 3/4 partes da mistura para um copo de mistura e adicione o queijo gorgonzola e o creme lá também. Misture tudo muito bem fazendo um purê cremoso. Adicione o arroz ao restante do molho e mexa por um minuto. Adicione o caldo e cozinhe em fogo médio por 17 minutos.

O caldo é incorporado aos poucos e o risoto é constantemente mexido; fazer três adições de caldo é suficiente. Quando passar metade do tempo de cozimento, adicione o creme de abóbora e continue cozinhando até que tudo esteja cremoso. Tempere com sal e pimenta preta.

Passados ​​os 17 minutos, desligue o fogo e, se quiser, acrescente um pouco mais de queijo gorgonzola. Deixe descansar por alguns minutos antes de servir.