Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Rui Costa anuncia linha de crédito especial para comerciantes de cidades atingidas pela chuva

Rui Costa anuncia linha de crédito especial para comerciantes de cidades atingidas pela chuva
Rui Costa anuncia linha de crédito especial para comerciantes de cidades atingidas pela chuva

Rui Costa anuncia linha de crédito especial para comerciantes de cidades atingidas pela chuva

Nesta segunda-feira 13, o governador da Bahia, Rui Costa anunciou uma linha de crédito financeiro especial que será aberta pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) para dar suporte aos comerciantes do sul e extremo sul do estado que foram atingidos pelos estragos da chuva.

Rui Costa disse que vai se reunir com o banco para decidir maiores detalhes e alega que a medida foi pedida por comerciantes de Medeiros Neto, que perderam todo estoque e que precisarão recomeçar a vida.

Moradias

No domingo, o governador visitou os locais atingidos e disse que com a redução da água, o governo vai iniciar a recuperação das cidades e a reconstrução de muitas casas.

“Vamos, a partir de agora, progressivamente, com a redução da água, iniciar a recuperação das cidades e a reconstrução de muitas casas para quem perdeu suas residências. Vamos atuar para minimizar os danos causados. Nesta segunda-feira, vamos fazer uma grande reunião com órgãos e secretarias estaduais para deliberar novas ações”, explicou o governador.

Segundo Rui Costa, a reconstrução das cidades afetadas acontecerá em parceria com os prefeitos e da população.

Rui também fez questão de registrar o agradecimento a todos que estão envolvidos no trabalho de socorro aos municípios. “Quero agradecer a todos os agentes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Polícia Militar e, especialmente, aos voluntários, muitos deles, inclusive, que não são servidores públicos. Há um sentimento forte de apoio e solidariedade e a população de toda a Bahia também tem ajudado muito fazendo doações”, completou.

Recuperação de estradas

O governador Rui Costa realizou, desde as primeiras horas da manhã deste domingo (12), uma série de visitas e sobrevoos às principais localidades atingidas pelas fortes chuvas da última semana no Extremo Sul da Bahia. Ele acompanhou os danos causados aos municípios e o trabalho da força-tarefa mobilizada pelo Governo do Estado, que segue atuando na região. Rui conversou com prefeitos, moradores e anunciou outras medidas para além das ações emergenciais em andamento.

Ao lado do governador durante a visita feita, o secretário Marcus Cavalcanti fez um balanço das ações que já foram e estão sendo executadas pela Seinfra para liberar estradas, pontes e acessos que foram danificados pelas enchentes.

“Nossas equipes já estão trabalhando desde o início do período de chuvas. Dos três pontos de interrupção na estrada que liga a BR 101 a Jucuruçu, nós já liberamos dois, e o terceiro deve ser liberado até o início da noite deste domingo [12]. No município de Prado, também já estamos trabalhando para recuperar o acesso da ponte, com o aterro que cedeu, e lá também a previsão é concluirmos ainda neste domingo [12]. Logo depois, começamos o trabalho para recuperar as três interrupções que temos na estrada entre Itamaraju e Prado. A estrada entre Alcobaça e Teixeira de Freitas já liberamos o tráfego e vamos também, junto com o governador, definir outras formas de apoio na recuperação de infraestrutura desses municípios”, detalhou Cavalcanti.

Defesa Civil

Os dados levantados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) junto aos municípios mostram que as chuvas afetaram diretamente a vida de mais de 70 mil pessoas. Nesta segunda-feira (13), o número de mortos subiu para 7 e houve registro de 175 feridos. Há 6.472 desalojados e 3.744 desabrigados.

>>Caixa vai liberar FGTS para moradores atingidos por enchentes na BA e MG

Comentários estão fechados.