Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Saque-aniversário FGTS para nascidos em julho está disponível; veja como sacar

Os valores ficam disponíveis para saque durante três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.

Saque-aniversário FGTS para nascidos em julho está disponível; veja como sacar

Com o início do mês de julho, uma nova oportunidade se abre para os trabalhadores brasileiros. Agora, uma nova categoria de trabalhador tem a possibilidade de sacar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio da modalidade saque-aniversário.

Aqueles que já optaram por essa modalidade podem fazer a retirada dos valores desde a última segunda-feira (3), primeiro dia útil do mês. Além disso, os trabalhadores que fazem aniversário em julho e têm interesse em alternar para essa opção também podem escolhê-la e ter acesso à primeira parcela ainda neste mês.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário é uma modalidade opcional de retirada do FGTS, que permite o saque parcial do saldo do Fundo de Garantia mensalmente, no mês de aniversário do titular. Diferente das outras modalidades de saque, o saque-aniversário não exige uma situação específica para ser realizada, ou seja, o trabalhador tem a liberdade de utilizar o dinheiro como preferir. Os valores ficam disponíveis para saque durante três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.

Neste mês, os aniversariantes de maio e junho que já haviam optado pelo saque-aniversário, mas ainda não conseguiram a retirada dos valores, ainda podem fazer o saque. Já os aniversariantes de julho que optaram pelo saque podem retirar os valores, e aqueles que ainda não escolheram essa opção podem fazê-lo durante o mês e receber o saldo ainda neste ano. É importante ressaltar que caso o saldo não seja sacado dentro do prazo de três meses, ele retorna às contas do Fundo e só estará disponível novamente no ano seguinte.

Como calcular o valor do saque

Para calcular o valor do saque-aniversário do FGTS, é necessário somar o saldo das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia. A partir desse total, é aplicada uma alíquota, dentre as sete faixas disponíveis, e adicionada uma parcela extra ao valor. Essa parcela é que determinará o montante a ser sacado.

A solicitação do saque-aniversário pode ser feita de forma totalmente online, por meio do aplicativo do FGTS. É importante seguir o passo a passo disponibilizado no aplicativo para optar por essa modalidade.

Aqueles que têm interesse na modalidade saque-aniversário, mas cujo mês de nascimento já tenha passado, ainda têm a possibilidade de fazer a antecipação do saque-aniversário. Essa antecipação é uma forma de empréstimo que utiliza o FGTS como garantia, tornando-se um crédito mais acessível, com liberação mais simples e taxas mais atraentes.

Essa operação de crédito só está disponível para aqueles que optaram pelo saque-aniversário, pois o desconto é feito diretamente nas parcelas do saldo que seriam recebidas automaticamente. Dessa forma, a antecipação não compromete a renda mensal do trabalhador e permite o acesso ao saldo do FGTS mesmo enquanto ele continua trabalhando, sem precisar esperar por uma rescisão.

Veja também: Adicional de 25% na aposentadoria; saiba quem tem direito ao benefício

Comentários estão fechados.