Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Selagem térmica no cabelo: vantagens e desvantagens desse tratamento

Selagem térmica no cabelo: vantagens e desvantagens desse tratamento
Selagem térmica no cabelo: vantagens e desvantagens desse tratamento

Selagem térmica no cabelo: vantagens e desvantagens desse tratamento. Como fazer em casa. Veja passo a passo

Embora já seja uma técnica consolidada, a selagem térmica ainda é alvo de muitas dúvidas. Ela alisa o cabelo? Funciona como uma progressiva? É recomendada apenas para quem tem química no cabelo?

A verdade é que essa, que é considerada uma técnica avançada, reúne estética e tratamento capilar em um único processo. Nessa matéria, vamos falar mais sobre a selagem capilar e desmistificar um pouco esse tema. Que tal? Vamos lá?

>3 dicas para acordar com o cabelo bonito naturalmente saudável

O que é selagem térmica?

A selagem térmica (também chamada de selagem capilar) é uma técnica moderna utilizada para recuperação da saúde dos cabelos. Com proposta reconstrutora, ela traz em sua fórmula componentes capazes de fortalecer a fibra e devolver nutrientes necessários para seu bom desenvolvimento.

Tendo como base a queratina, a selagem capilar estimula a hidratação das madeixas e melhora a sua estética. O resultado são fios modelados, com mais brilho, maciez e leveza. A técnica também ajuda a reduzir o volume e o frizz dos cabelos.

>Cerveja no cabelo dá volume dos sonhos e outros benefícios: saiba usar

Quem pode fazer selagem capilar?

A selagem térmica não tem contraindicações e pode ser realizada por qualquer pessoa que busque a recuperação dos fios. Ela é indicada para todos os tipos de cabelo: com ou sem química, lisos, ondulados ou cacheados, curtos ou longos.

A única ressalva é que o tratamento não deve ser aplicado em excesso, portanto, não é indicado que seja repetido em período inferior a três meses. Além disso, não é recomendado que seja feita em mulheres grávidas ou que apresentem algum tipo de alergia aos produtos da fórmula.

Vantagens e desvantagens da selagem térmica

Antes de optar pela técnica da selagem térmica, é preciso considerar suas vantagens e desvantagens. Então, vamos conhecê-las?

Vantagens

  • Possui alto poder de nutrição e hidratação, reconstruindo o fio e dando mais saúde e vida.
  • Ajuda na estética do cabelo, dando mais brilho, reduzindo o volume e os fios armados.
  • Ajuda a modelar o fio, podendo gerar aspecto mais liso.
  • Apresenta ação progressiva, melhorando a estrutura do fio a cada aplicação.
  • Pode ser feito sem sair de casa, a custos mais acessíveis.

>Água de Batata faz cabelo crescer de forma rápida

Desvantagens

  • A ação da selagem não é definitiva, e dura – no máximo – três meses.
  • Ainda que, por vezes, seja procurada para esse fim, a selagem não tem poder de alisar o cabelo (pode alisar um pouco, mas não é o seu objetivo).
  • É um procedimento demorado, que leva em média três horas para ser aplicado – então, exige um pouco de paciência.

Selagem térmica x progressiva

Há muitas confusões entre a selagem térmica e a tradicional escova progressiva, mas precisamos entender as diferenças entre elas para optarmos pelo tratamento mais coerente. A progressiva é uma técnica já consolidada no mercado e que visa o alisamento do cabelo – ou seja, ela altera a estrutura da fibra capilar.

Já a selagem térmica é caracterizada como um tratamento capilar que nutre a fibra e devolve nutrientes importantes. O que acontece é que, em muitos casos, a selagem acaba alisando um pouco o cabelo e, por isso, muitas pessoas a confundem com uma técnica de alisamento – mas esse resultado é apenas o reflexo da reconstrução proporcionada.

Para se aprofundar nessa questão, confira também o artigo inteirinho que preparamos falando sobre selagem térmica e progressiva.

>Eu usei Água de Gengibre desta maneira para perder peso

Selagem caseira: veja como fazer em casa

Você sabia que é possível fazer uma selagem capilar sem sair de casa? Há uma alternativa caseira desse tratamento, que garante os mesmos resultados obtidos no salão. Aprenda aqui como colocá-la em prática:

  • Passo 1: Lave os cabelos com shampoo anti resíduo para fazer uma limpeza profunda nos fios.
  • Passo 2: Tire o excesso de água dos cabelos com uma toalha, amassando suavemente.
  • Passo 3: Separe o cabelo em mechas finas, prendendo-as no topo da cabeça.
  • Passo 4: Aplique o selante (que você pode encontrar em lojas especializadas em cosméticos) em todo o cabelo, mecha por mecha. Lembre-se de escolher uma marca de qualidade, conhecida no mercado.
  • Passo 5: Seque todo o cabelo, com o auxílio de um secador.
  • Passo 6: Separe novamente o cabelo em mechas.
  • Passo 7: Passe a chapinha em todo o cabelo, mecha por mecha.
  • Passo 8: Lave o cabelo como de costume, com shampoo e condicionador (use produtos sem sal).
  • Passo 9: Seque o cabelo como de costume.

A selagem capilar é uma das grandes apostas do mercado e que promete resultados bastante eficientes. Afinal, além de um cabelo lindo, queremos um cabelo saudável, certo?

Comentários estão fechados.