Sisu: estudantes devem fazer a matrícula a partir desta segunda


Sisu: estudantes devem fazer a matrícula a partir desta segunda
Estudantes aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) devem fazer a matrícula diretamente no site das universidades entre esta segunda-feira (19) e sexta-feira (23). Os estudantes que têm interesse na lista de espera também devem se inscrever até sexta.
Os aprovados devem entrar em contato com a universidade para conferir a lista de documentos exigida pela instituição.
>>Programa do Governo do Estado levará Wi-Fi gratuito a cidades baianas
Sisu
São oferecidas 209.190 vagas em instituições públicas de ensino superior. As vagas serão distribuídas em 5.685 cursos de 110 instituições de ensino de todo o país. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que não tenham tirado zero na redação.
Após uma série de reclamações do estudantes, o MEC desistiu de usar a “dupla classificação” e voltou ao sistema usado até 2019, que permite ao estudante ter uma noção melhor das reais chances de conseguir uma vaga em uma universidade ou não.
>>Governo prorroga toque de recolher na Bahia
O Sistema levava em consideração a primeira opção de curso assinalada pelo candidato para a concorrência. No ano passado, o MEC alterou esse método de classificação sem aviso e introduziu um novo modelo em que as duas opções são computadas na disputa por vagas.
Como a matrícula é realizada em apenas uma opção de curso e universidade, o desempenho no Enem de um candidato podia inflar artificialmente as notas de corte já que a outra escolha do aluno não vale após o fechamento do sistema.
>>Lote com 396 mil doses da vacina contra a Covid-19 chega em Salvador
Fonte: R7