Sudesb abre inscrições para mais de 200 vagas para aulas de natação, bicicross e mais com materiais gratuitos

Foto: João Ubaldo/Sudesb

A Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), está com inscrições abertas para mais de 200 vagas para as modalidades de natação no mar, nado artístico, polo aquático, canoagem e bicicross. Aos jovens serão fornecidos materiais para a prática inteiramente gratuitos.
Esportes aquáticos
As atividades do projeto Escolinhas de Esportes Aquáticos são desenvolvidas pela Federação Baiana de Desporto Aquático (FBDA), e realizadas tanto na piscina olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô/Salvador, como na praia do Museu de Arte Moderna (MAM). Podem participar das aulas, os studantes da rede municipal e estadual de ensino, entre 7 e 17 anos.
Inscrição: Interessados devem comparecer à piscina da Bonocô, de quarta-feira a sexta-feira, no horário das 10h às 12h e das 16h às 18h, munido de comprovante de residência, atestado de autorização médica e o comprovante de matrícula. Para as aulas de polo aquático e nado artístico, é exigido que o aluno saiba nadar.
Bicicross
Também voltados para estudantes de 7 a 17 anos, o projeto Pedal oferece aulas de bicicross na pista Tertuliano Torres (Praia do Corsário/Salvador). As aulas práticas e teóricas ocorrem no turno vespertino, de terça-feira e quinta-feira, das 14h às 16h; e quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h. Para participar, o aluno terá à disposição todos os equipamentos necessários, como bicicleta, peças de proteção e segurança como luvas, capacetes, joelheira, cotoveleira e coletes.O único critério para participar é saber pedalar.
Inscrição: o interessado precisa apresentar comprovantes de matrícula na rede de ensino, de residência, cópia da carteira de identidade, atestado médico original, além do CPF do adulto responsável.
Vale destacar que foi por meio desse projeto social que saíram nomes como o da atleta Paola Reis que, dentre outros inúmeros títulos nacionais e internacionais, conquistou recentemente medalha de prata nos jogos Pan-Americanos em Lima, Peru, em julho de 2019.
Canoagem
O projeto Remando no Rio de Contas disponibiliza, nas cidades de Ubaitaba, Ubatã e Itacaré, aulas de canoagem para jovens de 8 a 18 anos. Brevemente, muitos destes jovens poderão estar competindo lado a lado com os baianos e medalhistas olímpicos Isaquías Queiroz e Erlon Silva, nascidos em Ubaitada e Ubatã, respectivamente.
Valendo destacar aqui, que diversos atletas que fizeram parte deste projeto atualmente integram a equipe de base da seleção brasileira de canoagem.
As atividades do projeto Remando no Rio de Contas são desenvolvidas desde 2017, sob a responsabilidade das Associações de Cacaueira de Canoagem – ACC, Canoagem de Itacaré – ACI e Ubatense Esportiva de Canoagem – AUEC. Para inscrição é necessário o interessado apresentar RG, CPF e comprovante de residência.