Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Teste de baixo custo para o Covid-19 é oferecido por laboratório brasileiro

Teste de baixo custo para o Covid-19 é oferecido por laboratório brasileiro
Teste de baixo custo para o Covid-19 é oferecido por laboratório brasileiro – Reprodução

Teste de baixo custo para o Covid-19 é oferecido por laboratório brasileiro. Um teste novo para detectar o coronavírus que causa a Covid-19, é oferecido por baixo custo e em larga escala pelo laboratório brasileiro Mandelics, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por valores de até R$ 95.

Esse exame molecular, intitulado #PARECOVID, verifica a presença do SARS-CoV2 a partir de uma amostra de saliva durante o período de infecção ativa do vírus, ou seja, ele não detecta anticorpos de pessoas já recuperadas.

> Japão alerta para riscos da segunda onda do novo coronavírus

Resultado em 1 hora

O método leva apenas 1 hora, agilizando o processo para que o resultado possa ficar pronto em até 24 horas. A estimativa do laboratório é́ que sejam processados diariamente cerca de 110 mil amostras.

“O exame da Mendelics endereça alguns obstáculos que dificultaram uma testagem mais abrangente no Brasil. Por ser realizado na saliva, ter um poder de processamento muito rápido, que permitirá realizar mais exames em menos tempo, podendo oferecer aos brasileiros ferramentas que permitam controlar melhor a transmissão dessa infecção”, explicou Luiz Fernando Lima Reis, diretor do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Após a coleta, a amostra tem estabilidade de até três dias em temperatura ambiente e possibilita o envio de todo o território nacional. E sem necessitar de aparelhos laboratoriais complexos usados em outros testes.

> São Paulo anuncia produção de vacina contra o novo coronavírus

O protocolo é baseado na técnica de “amplificação isotérmica mediada por loop com transcriptase reversa”, que reconhece o material genético viral.

Essa mesma estratégia já é amplamente utilizada para diagnosticar outras doenças infecciosas, como dengue, chikungunya, hepatite A e zika.

O RT-LAMP foi feito com testagem paralela de RT-PCR, técnica padrão para diagnóstico da Covid-19. Assim, o exame possui uma especificidade de 100% (não foram identificados resultados falso-positivos) e uma sensibilidade comparável ao teste de RT-PCR disponível no mercado.

> Simões Filho registra 26 novos casos e mais uma morte por Covid-19

Testagem em Larga escala

Desde o início da epidemia, já nos primeiros meses de 2020, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi de que a melhor forma de controlar a transmissão seria por meio da testagem em larga escala

Assim, ainda ajudaria a evitar o controle de contactantes e o crescimento exponencial de novos casos. Esse foi o método adotado na Coreia do Sul, tido como um país modelo no combate à propagação do vírus.

“Nosso objetivo é que todos os laboratórios possam reproduzi-lo com seus próprios equipamentos para que, juntos, possamos processar milhões de testes diariamente e, assim, retomar as nossas atividades econômicas e sociais em segurança o mais brevemente possível”, e​xplicou David Schlesinger, médico, CEO e fundador da empresa.

“Estamos enfrentando uma das maiores crises de saúde mundial da história e desenvolver uma solução para a testagem em larga escala, publicando-a gratuitamente para que todos possam se beneficiar do método, é nossa obrigação. O momento é de união e pede solução universal”.

> Brasil já tem 867,6 mil casos do novo coronavírus

Inicio dos exames

Amostras podem ser coletadas de todo o Brasil para a realização do exame, e o processamento, por enquanto, será feito exclusivamente em São Paulo. Os resultados serão postados em sistema fechado online para que os médicos tenham o laudo de forma rápida e precisa.

A maior parte dos exames existentes que identificam o vírus SARS-CoV-2 coleta a amostra por meio de um swab nasal longo (um tipo de cotonete alongado) para chegar até a garganta e obter amostras das secreções. Esse ato causa um movimento involuntário que pode expelir o vírus aumentando o risco de infecção para os profissionais da saúde.

“Assim que começou a pandemia todos reconhecemos que deveríamos pensar em soluções que contribuíssem para o bem-estar de toda a população. O novo teste alivia a demanda reprimida e viabiliza a testagem em larga escala e sistemática no Brasil”, disse Laércio Cosentino, presidente do conselho da Mendelics, por meio de um comunicado.

> Ministério da Saúde diz que dados sobre coronavírus são “fantasiosos e manipulados” e serão revistos

Comentários estão fechados.