Aposentados e pensionistas tem direito a Carteira com benefĂcios
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Aposentados e pensionistas do INSS com mais de 60 anos tĂŞm direito a fazer a Carteira que garante diversos benefĂcios em qualquer lugar do paĂs.
Para que serve a Carteira do Idoso?
A Carteira do Idoso garante viagens gratuitas em transporte coletivo, como Ă´nibus, trem e barco, ou com desconto de, no mĂnimo, 50% no valor das passagens, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nÂş 10.741/03). Ela tambĂ©m serve para estacionar em vagas prioritárias. A carteira do Idoso tambĂ©m traz informações de identificação do idoso e do municĂpio em que ele mora e a foto.
O Estatuto do Idoso tambĂ©m determina que sejam reservadas duas vagas gratuitas por veĂculo para pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mĂnimos.
A quem se destina:
De acordo com o Estatuto do Idoso, tĂŞm direito a requerer a Carteira do Idoso pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda individual igual ou inferior a dois salários mĂnimos, mas nĂŁo possuem meios para comprovar a renda. É necessário estar inscrito no Cadastro Ăšnico.
Os idosos que tĂŞm como comprovar que ganham menos de dois salários mĂnimos nĂŁo necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso Ă s passagens interestaduais gratuitas ou com desconto no valor. Basta que apresentem comprovante de renda e documento de identidade.
SĂŁo dua etapas para fazer a carteira:
Etapa 1- Requerer carteira
Para ser gerada a Carteira de Idoso, Ă© necessário que o requerente esteja cadastrado antes no Cadastro Ăšnico para Programas Sociais do Governo Federal. O idoso deve procurar o Centro de ReferĂŞncia de AssistĂŞncia Social (Cras) na Prefeitura de seu municĂpio, mais prĂłximo de sua casa e informar seu NĂşmero de Identificação Social (NIS). Com esse nĂşmero, o Cras solicitará a carteira.
Etapa 2 – Receber a Carteira
A Carteira do Idoso poderá ser emitida após 90 (noventa) dias, a contar da data de cadastramento e ou atualização cadastral no Cadastro Único. Enquanto a Carteira do Idoso não é emitida poderá ser fornecida Declaração Provisória com prazo de validade de até 180 (cento e oitenta) dias.
Quanto tempo leva?
Até 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais
Este serviço é gratuito para o cidadão. Este é um serviço do Ministério da Cidadania. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princĂpios expressos na lei nÂş 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço pĂşblico, conforme estabelecido pela lei nÂş13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessĂveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​