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Carta de Concessão do INSS: para que serve, como consultar e importância

Carta de Concessão do INSS: para que serve, como consultar e importância
Carta de Concessão do INSS: para que serve, como consultar e importância – Reprodução

Carta de Concessão do INSS: para que serve, como consultar e importância.

No território brasileiro, toda pessoa que é inscrita no Regime Geral da Previdência Social (RGPS) – e, com ele, contribui mensalmente – tem direito a diversos tipos de benefícios.

Assim, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice, o segurado (ou sua família, enquanto beneficiária) recebe um valor que possa cobrir sua renda, ou parte dela.

Mas, para ter acesso a benefícios como o salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-doença, é necessário que o contribuinte passe por algumas etapas dentro do INSS.

Uma delas é receber a carta de concessão.

A carta de concessão? é um arquivo oficial do INSS, sendo definido, segundo o próprio instituto, como “o documento que informa a forma de cálculo do valor do seu benefício e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento”.

A carta de concessão, dessa forma, terá informações importantes sobre o requerimento do benefício.

Entre elas, vale destacar:

  • Número do benefício
  • Data de requerimento
  • Data de concessão
  • Valor do benefício
  • Data de pagamento
  • Forma de pagamento
  • Memória de cálculos.

Portanto, será nesse documento que estarão todos os itens necessários para compreender o benefício, desde como foi calculado, quanto, quando e onde o valor será recebido.

Por outro lado, caso o benefício seja indeferido ele não estará disponível nessa opção de consulta, afinal, ali somente terão os benefícios concedidos.

Falaremos como consultar o benefício se ele for indeferido mais abaixo.

Dessa forma, por meio dela, é possível saber se o pedido de aposentadoria ou auxílio-acidente, por exemplo, foi ou não aprovado pelo INSS.

Pra que serve a Carta de Concessão?

Como vimos, a carta de concessão é o registro oficial do Instituto Nacional do Seguro Social.

Por isso, ela é fundamental para verificar, antes de tudo, se o requerimento do benefício foi ou não deferido (concedido) pelo INSS.

Caso a solicitação tenha sido indeferida, ou seja, o valor do benefício não tenha sido liberado para o contribuinte, ele pode recorrer da decisão.

Para isso, a carta de concessão servirá como um dos elementos para pautar a reclamação e deverá ser juntada à peça formalizada.

Por outro lado, se o benefício foi concedido, o documento também é importante para o contribuinte de duas maneiras:

  • Tomar ciência da forma como o cálculo foi feito e, assim, verificá-lo
  • Saber de dados sobre o valor, data e local de recebimento do benefício.

Se o segurado não concordar com o valor do benefício, novamente, ele poderá recorrer junto ao INSS.

Mais uma vez, deverá usar a carta de concessão como um dos elementos para isso.

Como consultar a Carta de Concessão INSS? Passo a Passo

Tudo começa quando há alguma situação em que o contribuinte do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) sente a necessidade de recorrer ao seguro: doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou velhice.

Para isso, o empregado com carteira assinada, trabalhador rural, autônomo ou contribuinte individual se dirige ao INSS mais próximo de sua casa, acessa o site ou liga para o telefone da instituição.

Dessa forma, ele faz o requerimento do seu benefício e segue com as etapas específicas para cada um dos cobertos pela Previdência Social: auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte ou aposentadoria.

Na sequência, o contribuinte pode realizar o acompanhamento do seu requerimento junto ao INSS, através do site, telefone ou agência do instituto.

Havendo a aprovação do benefício, o contribuinte receberá a carta de concessão no endereço cadastrado nos sistemas do INSS.

Mas, antes disso, vale fazer a consulta.

Pela internet, é só seguir este passo a passo:

  1. Acessar o portal Meu INSS;
  2. Fazer o login no sistema, indo até o canto direito superior da página. Clique em um ícone que simboliza uma pessoa – é a “Área do Usuário”. Em seguida, dê um clique em “Login”;
  3. Neste momento, haverá redirecionamento para outro site do governo, com a abertura de uma nova janela. Nela, será possível criar uma nova conta, caso ela ainda não exista, ou acessar o sistema inserindo CPF e senha;
  4. Depois de estar “logado”, clicar em “Carta de Concessão” dentre as opções que aparecem na tela.
  5. Se o segurado já recebeu mais de um benefício, basta selecionar aquele de seu interesse. Se for único, aparecerá na tela sozinho. Ao clicar sobre ele, automaticamente, o sistema fará o download do arquivo no computador ou celular, conforme o dispositivo utilizado;
  6. Pronto! Agora, você já tem o acesso à carta de concessão e é possível consultá-la sempre que necessário.

Contudo, se o benefício não foi deferido, não irá aparecer na opção de “Carta de Concessão”, mas sim em “Agendamentos/Requerimentos”. Nesse opção você conseguirá saber os motivos que levaram ao indeferimento.

Por telefone, basta ligar para o número 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h e, assim, ter informações sobre o documento.

Por fim, também é possível consultar a carta de concessão, agendando atendimento e indo a uma agência do INSS.

Conheça aqui as opções da rede de atendimento do órgão.

Informações e documentos necessários para consultar a Carta de Concessão

Como vimos no tópico anterior, a carta de concessão pode ser consultada pela internet, central de atendimento do INSS ou pessoalmente, indo a uma unidade mais próxima.

Para a consulta pela internet, o segurado precisa informar ao sistema do governo seu nome completo e CPF – e, caso tiver, telefone celular e e-mail.

O mesmo poderá ser feito pela Central de Atendimento do INSS, através do telefone 135.

Já para consultas realizadas em agência do INSS, é exigida documentação original com foto, como carteira de identidade, CNH ou passaporte.

Caso o processo seja feito por outra pessoa, será necessária uma procuração ou termo de representação legal.

Nesse caso, o procurador ainda deverá apresentar seus próprios documentos com foto e o CPF.

Além disso, antes de se dirigir à agência, é necessário fazer o agendamento via site ou telefone do INSS.

Importância de verificar a Carta de Concessão INSS

Mesmo com o envio da carta para o endereço cadastrado nos sistemas do INSS, é fundamental fazer o seu acompanhamento através do site ou do telefone do órgão.

Vale lembrar que atrasos e extravios de correspondências podem acontecer – e não são incomuns no Brasil.

Tratando-se de uma carta tão importante como essa, qualquer perda de tempo ou, mesmo, o não recebimento do documento, podem dar origem a problemas diversos.

O prazo para contestação do indeferimento (quando o benefício não é liberado pelo INSS e deseja-se tentar novamente), por exemplo, é de apenas 30 dias.

Assim, o quanto antes o contribuinte ficar ciente do resultado do requerimento de seu benefício, melhor, para que ele possa tomar as medidas necessárias e ingressar com um recurso.

O mesmo acontece quando há dúvidas em relação ao valor final calculado.

Com a memória de cálculos, que consta na carta, fica mais fácil verificar se os valores tomados como base são os mesmos que o beneficiário tem registrados.

Por isso, acompanhar a carta de concessão, seja pelo site Meu INSS, seja pela Central de Atendimento 135, é de grande importância para o contribuinte.

Fonte: Desmistificando

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