INSS

Pente-Fino do INSS: Saiba o que fazer se vocĂȘ foi convocado ou teve o benefĂ­cio cortado

Pente-Fino do INSS: Saiba o que fazer se vocĂȘ foi convocado ou teve o benefĂ­cio cortado
Pente-Fino do INSS: Saiba o que fazer se vocĂȘ foi convocado ou teve o benefĂ­cio cortado

Pente-Fino do INSS: Saiba o que fazer se vocĂȘ foi convocado ou teve o benefĂ­cio cortado.

VocĂȘ, segurado, teve o seu benefĂ­cio cortado ou suspenso atravĂ©s do novo pente fino da Medida ProvisĂłria nÂș 871 do governo Jair Bolsonaro ? Fique calmo vamos ensinar o que vocĂȘ pode fazer para ter seu benefĂ­cio restabelecido, recebendo todos os valores de volta, desde a data em que este foi cessado.

Bom, primeiramente vamos alertar que quem pode passar por este novo pente fino são todos aqueles que recebem benefício por incapacidade, ou seja, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez que estão hå mais de seis meses sem revisão, além de aposentados no geral, e pessoas que recebem pagamentos como pensão por morte ou o benefício de prestação continuada, também chamado como LOAS ou BPC.

Se for o caso de suspeita de fraude em benefício, o segurado terå 30 dias para fazer a sua defesa. Mas, no caso de aposentadoria rural, esse prazo é de 60 dias. Esses prazos são contados a partir da convocação.

Caso seja convocado para realizar a perĂ­cia, no caso de benefĂ­cio por incapacidade, vocĂȘ deverĂĄ entrar em contato imediatamente com o INSS para agendar uma data e passar pela perĂ­cia, sob pena de suspensĂŁo do benefĂ­cio.

Veja agora: Aposentados do INSS podem entrar em lista para receber atrasados de 2020

Como recorrer se vocĂȘ foi convocado

Se vocĂȘ teve seu benefĂ­cio cessado no pente-fino e nĂŁo concorda, pode recorrer da decisĂŁo. HĂĄ duas vias, a via administrativa e a judicial. A primeira vocĂȘ entra com um recurso no Conselho de Recursos do Seguro Social no prazo mĂĄximo de 30 dias apĂłs a cessação do benefĂ­cio.

No ato da entrega dos documentos, o segurado deverĂĄ preencher algumas documentaçÔes e laudos mĂ©dicos atualizados. Importante lembrar que esses laudos mĂ©dicos tambĂ©m devem descrever o histĂłrico de sua doença, caso esta tenha ocasionado uma piora no seu estado de saĂșde.

Antes de entrar com o recurso, o segurado deverĂĄ agendar uma data no 135, na agĂȘncia do INSS ou no site meuinss.gov.br

Feito o recurso, Ă© sĂł comparecer na agĂȘncia na data agendada e aguardar o prazo de anĂĄlise.

O prazo que a junta de recurso tem para julgar o recurso do segurado Ă© de 85 dias. Mas infelizmente estamos vendo casos prĂĄticos de demora de aproximadamente 01 ano. E enquanto isso o segurado nĂŁo vai recebendo nada, tem que esperar.

Compensa pedir outro benefĂ­cio?

Depende.

Vamos lembrar que as novas regras da previdĂȘncia ja estĂŁo em vigor. HĂĄ casos em que compensa, outros que nĂŁo.

Por exemplo. Antes, o valor da aposentadoria por invalidez comum era a média simples de 100% da contribuição do segurado. Após a reforma, a porcentagem passou a ser de 60% mais 2% a cada ano completado a mais a partir da idade mínima. Para mulher, o mínimo é de 15 anos, e para homem mínimo de 20 anos.

O cålculo da pensão por morte também mudou. Antes também era a média de 100% da contribuição. Agora é a base de 50% mais 10% por dependente.

Em resumo, o melhor mesmo Ă© tentar restabelecer o benefĂ­cio cessado.

Via Judicial

Nós sempre recomendamos a via judicial para resolver esse tipo de impasse. A razão de recomendarmos essa via é porque a justiça costuma ter um entendimento mais benéfico ao segurado nesses casos.

No caso do segurado ter caído no pente fino de benefício por incapacidade, sempre pedimos para que este seja avaliado por um outro médico. No caso, um perito judicial. Nem sempre as perícias no INSS são por médicos especializados no problema que o segurado tem. Ocorre que na justiça, na grande maioria das vezes, isso não ocrre.

Um segurado com problemas graves na coluna, serĂĄ avaliado por um ortopedista. JĂĄ outro com problemas de depressĂŁo, serĂĄ avaliado por um psiquiatra.

Uma segunda opiniĂŁo, por uma pessoa especializada e imparcial, sempre Ă© recomendado.

Guarde os documentos

Por mais que o segurado esteja usufruindo de um benefĂ­cio por incapacidade por muito tempo, sempre Ă© importante guardar toda a documentação mĂ©dica que descreve o problema de saĂșde. Exames, laudos, comprovantes mĂ©dicos sĂŁo importante para atestar que o problema de saĂșde continua e o segurado continua incapacitado e necessita do benefĂ­cio previdenciĂĄrio.

Esses documentos sĂŁo importantes nĂŁo sĂł para mostrar ao perito mĂ©dico do INSS, mas para embasar uma possĂ­vel ação judicial pleiteando o restabelecimento do benefĂ­cio. E quando isso acontece, a perĂ­cia serĂĄ com um mĂ©dico diferente, especializado no seu problema de saĂșde.

Artigo escrito por Bruno Delomodarme |site Borges & Delomodarme Advocacia

Artigos relacionados

BotĂŁo Voltar ao topo