INSS suspende prova de vida de aposentados por causa do coronavírus
INSS suspende Prova de Vida de aposentados por causa do coronavírus.
O Governo Federal e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tomaram algumas medidas para ajudar os aposentados e pensionistas em todo o país. Além de antecipar o Décimo Terceiro (13º) salário dos segurados para abril deste ano, o governo suspendeu, por 120 dias, a Prova de Vida dos beneficiários do INSS. Ou Seja, os aposentados e pensionistas não precisam fazer o recadastramento e a renovação da senha, pelo menos por esse período. A medida deve valer até meados de setembro.
Veja mais: Coronavírus: Governo antecipa Décimo Terceiro (13º) de aposentados em 2020
A lei prevê que, todos os anos, beneficiários do INSS precisam comprovar ao governo que estão vivos. A medida evita fraudes e pagamento indevido dos benefícios. Essa comprovação é sempre presencial e pode ser feita em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou na casa de aposentados e pensionistas com dificuldade de locomoção.
Veja mais: Como aposentados e pensionistas do INSS devem se proteger do coronavírus
Reduzir juros do consignado do INSS
O governo vai propor ao Conselho Nacional de Previdência Social que reduza os juros máximos do empréstimo consignado de beneficiários do INSS. O prazo máximo para as operações também será ampliado.
O Ministério da Economia também vai enviar uma proposta para que a margem consignável – ou seja, o valor máximo do empréstimo com base no benefício recebido – seja ampliada.