INSS marca datas para pagar a 2ª parcela do 13º de aposentadorias e pensões


INSS marca datas para pagar a 2ª parcela do 13º de aposentadorias e pensões.
A segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será paga junto com os benefícios de maio, ou seja, entre os dias 25 de maio e 5 de junho. A primeira metade do abono começará a ser depositada nesta sexta-feira (dia 24).
>INSS paga 13º de aposentados e pensionistas até 8 de maio com esquema especial
A antecipação está prevista na Medida Provisória 927, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 22 de março. Nos anos anteriores, a segunda parcela do abono era paga entre o fim de novembro e o início de dezembro.
O objetivo da antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º salário dos segurados do INSS é injetar mais recursos na economia durante a crise causada pela epidemia do novo coronavírus.
>INSS: como aposentado ou pensionista consegue fazer Cartão de Crédito com nome sujo
Confira aqui o calendário de pagamento dos benefícios do INSS em 2020.
Por lei, tem direito ao 13º salário do INSS quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.
>INSS libera 1,3 bilhões em atrasados para 160 mil aposentados e pensionistas
Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/Loas e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.