

Helô realiza 500 mil atendimentos a aposentados e pensionistas do INSS.
A nova assistente virtual do INSS, Helô, em seus primeiros 18 dias de existência, realizou mais de 500 mil atendimentos a aposentados e pensionistas do INSS, que geraram cerca de 4,1 milhões de interações pelo chat, no site do Meu INSS.
>Aposentados e pensionistas: 12 situações que o INSS não permite e 9 coisas liberadas
A maior parte dos atendimentos foi relacionada ao esclarecimento de dúvidas sobre benefícios e serviços, perícia médica e extratos, certidões e declarações.
Quase 50% das pessoas relataram, ainda, que encontraram a informação que procuravam, após a interação com a assistente virtual, em serviços como ‘Veja como está Seu Processo’, ‘Extrato de Pagamento de Benefícios’ e ‘Pedido de Prorrogação (PP)’.
>5 erros de aposentados e pensionistas do INSS na hora de cuidar do dinheiro
Cabe lembrar que, por se tratar de uma implementação nova, a Helô ainda está em treinamento. De acordo com a demanda, a ideia é que assistente virtual se aprimore cada vez mais para interagir de forma ainda mais eficaz com o cidadão.
>Conheça 10 erros do INSS que pode gerar grana extra para aposentados e pensionistas
Heloísa
Disponibilizada dia 7 de maio deste ano, a assistente virtual Heloísa – ou simplesmente Helô – pode ser acessada, por enquanto, pelo site do Meu INSS e, em breve, também no aplicativo. Quando abrir o site gov.br/meuinss, é só clicar no canto inferior direito da tela, onde aparece o ícone para começar a interação.
>CAS aprova mudança que rende salário melhor que o atual para os aposentados: entenda
Quando iniciar a conversa, a assistente perguntará qual o seu nome e o CPF. Lembre-se que nenhum outro dado é solicitado. O sistema solicita esses dados apenas para personalizar o atendimento. Como se trata de uma inteligência artificial, a assistente responde a dúvidas e perguntas simples relacionadas aos serviços e benefícios do órgão e está em constante evolução.