Superalimento: conheça a moringa e seus benefícios para a saúde


Superalimento: conheça a moringa e seus benefícios para a saúde.
A moringa, também conhecida como a árvore da vida, é uma das plantas utilizadas por muitos anos como parte da medicina alternativa. Originária do norte da Índia, esta árvore geralmente cresce em climas quentes, mas ao longo dos anos e com a descoberta de todos os seus benefícios para a saúde, ela foi desenvolvida em vários países ao redor do mundo.
>>Máscara antienvelhecimento com 3 ingredientes da sua cozinha
De acordo com pesquisa feita pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), esta planta é rica em uma substância chamada isotiocianato, que favorece a desintoxicação do corpo. Entre seus benefícios podemos encontrar que esta planta é rica em vitamina A, B6, B2, B1, cálcio, ferro, magnésio, entre tantos outros, que juntos representam uma boa fonte de nutrientes para o organismo.
>>Veja como preparar um frango frito crocante e delicioso
Benefícios da Moringa
1. Reduz os níveis de açúcar
O consumo de moringa numa alimentação balanceada, junto com um pouco de exercícios, é um dos tratamentos para prevenir o aparecimento de doenças como o diabetes, pois ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, além de regular o estresse oxidativo e até mesmo melhorar a proteção contra o dano celular.
2. Melhora a saúde do coração
A moringa é um bom remédio para evitar que o intestino absorva o colesterol ruim e ao mesmo tempo prevenir a formação de placas de gordura no corpo, o que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
>>Com 2 ingredientes você fará um delicioso bolo úmido de chocolate
3. Perder ou controlar o peso
É uma das plantas com maior teor de fibras, por isso é uma das mais utilizadas para promover o emagrecimento e até controlá-lo. Sua ingestão ajuda você a se sentir satisfeito por muito mais tempo, evitando ânsias ou as chamadas farras.
4. Melhora a capacidade respiratória
Esta planta é um dos remédios naturais para ajudar a tratar algumas doenças como a asma. Embora deva ficar claro que embora seja uma solução simples, nunca pode substituir o tratamento médico recomendado, por isso é melhor consultar um especialista antes do consumo.
5. Reduza o colesterol
Estando intimamente relacionado com melhorias nas funções cardiovasculares, foi determinado que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no corpo, assim como os triglicerídeos.
6. Antitumoral
Vários estudos indicam que o uso de folhas de moringa é de grande ajuda para aumentar a atividade antitumoral, uma vez que tanto suas folhas quanto suas sementes encontraram enzimas que conseguem metabolizar os carcinógenos hepáticos.
>>Cupcakes no micro-ondas: receita deliciosa para fazer em 5 minutos
7. É antioxidante
Assim como outras plantas como o chá verde, a moringa é um dos melhores antioxidantes que podem retardar o aparecimento de rugas em uma idade precoce, além de melhorar a saúde da pele que pode se refletir em poucas semanas de consumo.
8. Diminui a pressão arterial
A moringa é uma das plantas com grande poder diurético, que em combinação com outros componentes, como glicosídeos e niacina, são de grande ajuda na redução da pressão arterial.
9. Uma carga de energia
Devido à sua grande quantidade de vitaminas, bem como ao seu efeito potencializador de hemácias, seu consumo está relacionado a uma contribuição de vitalidade, amplamente utilizada para ajudar a evitar estados de fadiga e fraqueza, principalmente para uso em atletas de alto rendimento.
>>Risoto de queijo: um prato fácil, cremoso e irresistível
10. Efeito anti-inflamatório
Moringa contém quercetina, isotiocianatos e ácido clorogênico, um grupo de substâncias que ajudam a reduzir a inflamação, especialmente para ajudar a tratar o reumatismo, a osteoartrite e até a inflamação da próstata.