Pão de ló “Algodão”: como deixar super macio, sem gordura e sem fermento


Pão de ló “Algodão”: como deixar super macio, sem gordura e sem fermento
Certamente você se pergunta: por que existem tantas receitas de pão de ló? A razão é porque todos eles têm algo diferente, seja a textura ou algo que diferencie o sabor.
Nesse caso, vou te ensinar como preparar um delicioso pão de ló tipo “algodão” . E se … como você está imaginando, essa receita é bem fofa a ponto de ter uma textura parecida com a de uma bola de algodão.
Para conseguir essa textura, se ou se precisarmos de uma batedeira para chegar ao ponto de neve ambos os brancos. Quanto ao molde que utilizo, é de 24 cm de diâmetro.
>>Bolo de cenoura com abacaxi em taças para vender
Ingredientes:
- 8 ovos
- 120 g de Farinha de trigo
- 225 g de açúcar
- Uma pitada de sal
>>Aprenda a fazer um sorvete fácil e delicioso com ingredientes simples
Preparação:
1- Para começar, preparamos o molde. É importante que seja bem untado e enfarinhado para que o preparado não grude. A propósito, deixamos o forno esquentar em fogo baixo.
2- A seguir separamos a gema das claras e deixamos em dois recipientes diferentes. Primeiro, começamos batendo nas claras com uma pitada de sal.
3- É importante que você comece a bater em velocidade baixa e conforme a mistura espuma, vamos aumentando a velocidade aos poucos, até atingir o máximo da batedeira.
4- Pode demorar alguns minutos para chegar ao ponto de neve, então sejamos pacientes.
5- Assim que atingirmos o ponto de neve, rapidamente começamos a bater as gemas. Assim como as claras em neve, temos que começar a bater na velocidade mínima e depois aumentar a velocidade aos poucos.
6- Enquanto vai aumentando a velocidade, vá acrescentando o açúcar aos poucos. Quando a mistura dobrar de volume e ficar bem cremosa, está pronto.
7- No mesmo recipiente onde temos as gemas já batidas, com o auxílio de uma peneira vamos incorporar 3 colheres de sopa da farinha. Com uma espátula, misturamos com movimentos envolventes.
8-Depois de integrar a farinha na mistura, temos que integrar as claras da mesma forma, aos poucos e com movimentos suaves e envolventes.
9- Com a mistura bem integrada e fofa, colocamos delicadamente no molde. É importante não fazer isso abruptamente, pois as bolhas de ar na mistura podem explodir e, portanto, toda a textura seria perdida.
10- Levamos a forma ao forno e deixamos a 160ºC , nem mais nem menos. Leva cerca de 50 minutos para cozinhar.
11- Antes de tirar do forno, devemos deixá-lo descansar no forno com o fogo apagado e a porta entreaberta. Após cerca de 20 minutos, podemos retirá-lo e deixá-lo esfriar até a temperatura ambiente.
E pronto, agora só falta fazer um bom mate ou um café e saborear este delicioso pão-de-ló com uma textura única.
>>Receita fácil de costela na panela de pressão com 3 ingredientes
Dicas / Conselhos
Se você perceber que não consegue atingir o ponto de neve nas claras, adicione 2 gotas de limão. Isso ajuda muito para o branco ter corpo com facilidade e rapidez. Deve ficar esclarecido que se você estiver no verão (dependendo da temperatura) você não alcançará o ponto desejado.
No ponto 10, dissemos que leva aproximadamente 50 minutos para ficar pronto. Para saber quando está realmente pronto, aos 40 minutos você pode enfiá-lo com um pau no centro até a base. Se o palito sair seco e sem creme é porque está pronto.
O que fizemos no ponto 11, é deixar repousar alguns minutos no forno para que o bolo não esvazie repentinamente. Não se assuste se murchar um pouco, é normal nessas preparações.
>>Veja como fazer deliciosas panquecas doces com frutas vermelhas