Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Alho negro: quais são seus benefícios e a melhor forma de usa-lo

Saiba quais os benefícios do alho negro

Alho negro: quais são seus benefícios e a melhor forma de usa-lo- O alho consolidou-se como um dos ingredientes mais populares da gastronomia ele é a base essencial de muitos dos pratos em toda parte do mundo. Embora também seja a variedade mais conhecida, a branca, há outra que aos poucos foi se destacando e se tornando uma opção ideal para preparar diversos ensopados, o alho negro.

O alho negro é um alimento de origem japonesa cuja principal característica é sua cor, que não pode ser totalmente percebida a olho nu, mas ao abri-lo percebe-se sua intensa tonalidade negra. Considerado um superalimento, é obtido a partir de um processo muito diferente do vinho branco, pois foi submetido a fermentação com temperaturas que variam entre 50 e 60ºC com umidade controlada por 30 dias ou mais.

Ao contrário do branco, este acaba por ter uma textura um pouco mais macia e o seu sabor acaba por ser bem mais suave e muito menos intenso que o do alho branco, situação que o tem tornado numa opção fantástica para os pratos. Mas esta não foi a única coisa pela qual foi destacada, pois possui uma grande variedade de benefícios e propriedades para a saúde que você talvez não conhecesse e hoje contaremos em detalhes.

Benefícios do alho preto

Da mesma família das Liliaceae, o alho-negro também tem uma poderosa ação antioxidante, sendo inclusive destacada como sendo superior à do alho comum. Isso porque tem a presença da vitamina C, que o faz agir contra a ação dos radicais livres e ajuda a deixar a pele bonita e prevenir o envelhecimento precoce. A tudo isto podemos acrescentar que também é ideal para pessoas que sofrem de depressão e stress.

Alho negro: quais são seus benefícios e a melhor forma de usa-lo
Alho negro: quais são seus benefícios e a melhor forma de usa-lo | Foto: pixabay

 

Considerando-o um superalimento, podemos acrescentar que é ideal como antidepressivo e um elemento fantástico para combater o stress e algumas depressões. Isso porque possui em abundância nutrientes essenciais para regular o sistema nervoso, da mesma forma que pode fazê-lo para elevar o humor de cada pessoa.

Devido à presença de inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), tornou-se um alimento ideal para controlar e baixar os níveis de pressão arterial, portanto, seu consumo é recomendado para todas as pessoas que sofrem de hipertensão ou, mesmo que sejam diabéticas. Além disso, é útil para prevenir doenças cardiovasculares, reduzindo a presença de triglicerídeos e colesterol no sangue.

Da mesma forma que é uma opção fantástica para o coração, também é de referir que podem ajudar a fortalecer o sistema imunitário, ajudando a contrariar a presença de vírus e bactérias. Funciona até como um revitalizador natural, sendo útil para diminuir a sensação de cansaço ou reduzir o risco de gripes.

Comentários estão fechados.