Guard rail é tragédia anunciada na Avenida Elmo Serejo em Simões Filho

Guard rails mau instalados pode provocar mortes, como o caso da assistente social Ana Carolina Andrade, que morreu na Avenida Paralela. (Foto: Evandro Veiga/Correio)

A instalação adequada das muretas metálicas, popularmente conhecidas como guard rails, pode evitar acidentes graves, como o que resultou na morte da assistente social Ana Carolina Andrade, 32 anos, na manhã do dia 4 de abril deste ano, na Avenida Paralela. Trata-se do aterramento das extremidades das estruturas, que deve seguir princípios de segurança.

Guard rail da Avenida Elmo Serejo de Farias não possui aterramento. Foto: Simões Filho Online

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), um guard rail instalado na Avenida Elmo Serejo de Farias, na altura do Laboré, esconde a morte, pronta pra dar o bote aos mais ousados e desatentos motoristas. Isso mesmo, não estamos exagerando, pois sem o aterramento das pontas de forma adequada, o guard rail pode não cumprir seu papel, e aumentar a gravidade de um acidente, como o que ocorreu em um uma das principais avenidas da capital.

Guard rail da Avenida Elmo Serejo de Farias. (Foto: Simões Filho Online)

Para que serve o Guard rail

Uma das principais funções guard rail, é promover a desaceleração do veículo durante um acidente, servindo de contenção ou amortecimento de veículos durante colisões. Para decidir sobre sua implantação e qual o tipo mais adequado, é levado em conta diversos fatores, como o traçado e a velocidade permitida para o local. Mas, seja como for, alguns pontos são pré-requisitos essenciais, como o aterramento de pontas (ou algum outro tipo de proteção mais moderna, como contenção de borracha) no sentido do tráfego, a montagem das lâminas de modo que não haja sobreposição também no sentido do tráfego e obviamente a manutenção adequada para evitar pontas soltas, que podem entrar dentro do veículo, ferindo gravemente e até matando os ocupantes.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SIMÕES FILHO